TrackR, rastreie seus pertences e nunca mais perca seus objetos pessoais
TrackR é uma etiqueta eletrônica que pode ser colocada em seus objetos pessoais para que, a todo momento, você saiba onde estão e nunca mais os perca de vista. Com investimento de quase 12 milhões de dólares, seus criadores Chris Herbert e Christian Johan Smith criaram um aplicativo inteligente para facilitar o rastreamento dos seus pertences.
Para os que costumam perder seus objetos mais caros, como carteira de cédulas, carteira de documentos, chaveiros e coisas miúdas, agora temos o TrackR, um dispositivo eletrônico que vai manter você longe do esquecimento e das perdas tão caras. Atualmente a empresa criadora do TrackR conta com uma rede de mais de um milhão e meio de usuários.
O TrackR é o que poderíamos chamar de “rastreador”. O dispositivo, de 31 mm de diâmetro, busca de algum objeto nosso e o monitora constantemente. Trabalha com a baixa emergia do bluetooth e alcance de até 30 metros. O monitoramento é de duas vias e existe esse limite de alcance que antes de ser ultrapassado o dispositivo registra a localização do mesmo no ultimo momento do rastreamento.
Quando a distância ultrapassa o limite então o dispositivo passa a utilizar a técnica “Crowd GPS”, ou GPS Multidão, que na verdade é o uso da localização através de conexões anônimas compartilhadas. Isso significa que qualquer outro usuário do sistema passar pelas proximidades de onde o dispositivo perdido se encontra o mesmo vai pingar no celular do outro usuário, de forma anônima, e replicar a localização para os servidores do serviço, mandando para o proprietário do objeto a localização do mesmo. Basta, à partir daí, acessar o mapa de cobertura do sistema.
Existem três tipos de dispositivo TrackR:
Trackr Carteira ou TrackR Wallet: é um dispositivo ultra-fino que pode facilmente ser colocado dentro de uma carteira ou ser “juntado” com um cordão a qualquer ítem que possa ser facilmente perdido. Foi projetado especificamente para caber confortavelmente dentro de qualquer carteira e resistir a contínuos movimentos de sentar e levantar. Veja uma demonstração do produto no vídeo abaixo.
Trackr etiqueta ou TrackR Sticker: (nada a ver com o Telegram – kkkkkkk) é o menor dispositivo Trackr, e é 1/4 do tamanho normal. Por esta razão, é muito multi-funcional. Ele pode ser acoplado a numerosos artigos através do adesivo ou cordão. Veja no vídeo demonstrativo abaixo.
Trackr bravo: é tão fino como o TrackR Wallet (Carteira), cerca de 1 mm mais fino – e multi-funcional como TrackR Sticker (etiqueta). É redonda e discreto, do tamanho de uma moeda. Além disso, Trackr bravo é projetado a partir do mesmo alumínio utilizado nos produtos populares da Apple por isso é muito elegante e durável. Veja-o no vídeo de demonstração.
Visite a página do projeto e faça a sua escolha…
Open Source: o que é, para que serve e como funciona
Open source é um termo em inglês que significa código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins. O termo foi criado pela OSI (Open Source Initiative) que o utiliza sob um ponto de vista essencialmente técnico, mas pra quem trabalha como isso acha que a coisa transcende às restrições de cunho profissional.
Mais do que uma maneira de desenvolver e licenciar software, open source é uma maneira de encarar a vida. Esse estilo de vida inclui:
A vontade de lidar voluntariamente com trabalho colaborativo: esse ponto da filosofia open é que só colabora quem deseja colaborar, quanto mais colaboradores melhor para que diferentes pontos de vista sejam considerados. Mas o primordial é que o trabalho seja feito sem expectativas que não seja a de realizar e por puro prazer.
Compartilhamento do conhecimento: para os adeptos desse movimento compartilhar é o cerne de tudo. Sem o compartilhamento não haveria a integração de outros projetos, ou não conseguiriam tomar conhecimento de novas descobertas.
Transparência nas ações: é algo muito importante, por que se deve valer pela confiança de que todas as ideias aprovadas estejam sendo executadas, sem omissão ou ocultação. É preciso que tudo esteja amplamente aberto ao conhecimento de todos.
Aplicação de melhorias: todo e qualquer projeto open source sofre dessa característica: melhorias. Elas são constantes,permanentes e ininterruptas. São implementadas tanto pelos criadores quanto por parte dos próprios usuários.
A maioria dos softwares open source, quando são lançados, inevitavelmente, ainda apresentam alguns bugs, o que significa dizer que, como não é um trabalho finalizado e estanque, há espaço para se aplicar melhorias sempre, indefinidamente. A filosofia por trás disso preconiza que, ao invés de esperar ter a programação perfeita para lançar o produto, é preferível colocar ele no mercado e esperar que a própria comunidade de usuários deem sua contribuição.
Os MiniCasts do Tecno Veste
No Tecno Veste, acreditamos que o feito é melhor que o perfeito, por isso abraçamos essa filosofia e testamos novas formas de transmitir informação, em formato redesenhado constantemente. A exemplo disso podemos falar sobre os minicasts do Tecno Veste, que chamamos de “gotas de conhecimento”, onde achamos melhor utilizar de um espaço curto de tempo recheado de informações diretas e objetivas.
Clique na imagem abaixo e comece a ouvir nossos minicasts.
A Tesla disponibilizou a sua tecnologia de carros elétricos para que outras empresas tivessem a oportunidade de fazer esse mercado crescer.
Há inúmeras iniciativas na internet que seguem os princípios do open source e auxiliam os iniciantes na área a aprenderem e devolverem à comunidade as benesses adquiridas. Suas aplicações na área da educação, governo e da saúde são muito grandes, dependem, principalmente, da coragem das pessoas de abrirem suas mentes para uma nova forma de pensar.
O software open source é aquele que tem seu código fonte aberto para que qualquer pessoa possa modificá-lo.
Fala-se muito no Open Source no ramo do desenvolvimento de sistemas ou programas mas podemos encontrar também iniciativas no campo do hardware, que trás na carona a filosofia open design para a construção dos equipamentos que tenham no seu bojo a linha no formato também livre. Dentro desse ramo podemos citar iniciativas e projetos como:
Openmoko: é um projeto para criar uma família de telefones móveis de código aberto. Clique na imagem a seguir pra acessar o Projeto Openmoko.

http://wiki.openmoko.org/wiki/Main_Page
Dessa forma existem projetos diversos nos ramos de: Rádio Amador, Áudios Eletrônicos, Telefonia, Vídeos Eletrônicos, Networking, Redes sem Fio, Eletrônica, Câmeras, Sistemas Computacionais, Robótica, Ambiente, Energia Renovável, Iluminação, Automóveis, Scanners, Impressoras 3D e outros hardwares.
Open Source e projetos bem sucedidos economicamente: Muitos negócios em torno do Open Source são negócios bem sucedidos que geram receita. Por exemplo, a Red Hat, Suse Novell e MySQL.
Claro que existem muitas coisas a serem consideradas na hora de estabelecer um negócio, seja ele qual for, mas principalmente um baseado em open source. Como não é o foco desta exposição darei exemplos de negócios baseados em open source que são lucrativos:
500 empresas juntas, apenas nos últimos anos, geraram US$ 5 bilhões em valor econômico através de projetos de colaboração da Fundação Linux.
Clique nos banners para visitas o projeto e conhecer mais sobre eles.
Mais de 85 mil dispositivos atualmente executam sobre o framework AllJoyn.
Toyota e Jaguar Land Rover vão usar Automotive Grade Linux nos veículos de futuras produções.
Cloud Foundry hoje é usado em produtos de Accenture, GE, HP, Huawei, IBM, Pivotal, SAP e Verizon, entre outros.
Estima-se que 700 a 1000 empresas desenvolvem produtos ou serviços sobre a tecnologia Drone code. Drones para o bem.
Há 2 mil únicos endereços IP da instalação de pacotes Node.js e 2 bilhões de downloads de pacotes a cada mês.
Mais de 30 vendedores, fornecedores e consultores estão usando principais componentes OpenDaylight e arquitetura para construir SDN.
Muitos dos maiores provedores de nuvem do mundo rodam em Xen: Alibaba Aliyun, AWS, IBM / Softlayer, Rackspace e Verizon Cloud, para citar alguns.
Isso desmitifica o que a maioria imagina, de que open source não promove lucratividade no negócio. Tecnologias Open Source são plataformas de uso tecnológico que promovem a oferta de serviços remunerados.
Algum leitor trabalha com alguma dessas tecnologias mencionadas ou outra?
Que serviço a tecnologia open source que você usa promove na sua área de atuação?
Existem iniciativas como essas na sua cidade? Se existe, qual é o serviço e a cidade?
Fale-nos sobre algum projeto que você conheça, nos fale tudo sobre ele.
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecno Veste - 5ª Semana de Julho | Tecnoveste
Dirce
não gostei do produto. se limitou a 50 metros de distancia. não recomendo.
Cesar Aparecido de Oliveira
Vi muitas criticas ao mesmo, me interessei muito, mas depois de pesquisar, as opniões em todos os sites que vejo são ruins, uma pena a ideia parece ser muito bacana