A Nutrição Holística se baseia nos princípios integrativos na concepção de saúde, e o termo “holístico” remete a uma visão que sai do senso comum e traz consigo a abordagem focada na totalidade do nosso Eu.
Com a visão amplificada, podemos compreender o passo a passo para chegar a causa central dos sinais e sintomas apresentados pelos indivíduos que estão buscando plenitude no âmbito multidimensional da saúde no qual estamos inseridos.
Nada mais justo do que aumentar a energia vital e promover a abertura dos campos espirituais e intuitivos de cada pessoa que deposita sua confiança no nosso trabalho como profissionais de saúde.
Para os que não julgam essa visão como “exotérica” ou “alternativa”, se beneficiam com o alinhamento de todas as necessidades vitais, emocionais, energéticas e físicas que uma alimentação viva e orgânica, meditação, exercícios físicos, yoga e terapias ayurvédicas ou da medicina tradicional chinesa pode trazer para o nosso dia a dia.
Lembrem-se que nosso corpo é um templo sagrado, portanto, deve ser orquestrado segundo uma alimentação que pensa na energia que cada alimento carrega, na origem dos insumos, na qualidade do solo no qual os alimentos se desenvolveram e principalmente se estes trazem consigo vitalidade positiva ou se são frutos de tristeza e escravidão.
A grande questão no cerne dessa discussão é a implementação de um estilo de vida saudável e não uma dieta com prazo para acabar, é pensar na relação e na herança que os alimentos trazem para cada indivíduo, é considerar a rotina do paciente e suas necessidades individuais, para então formular um plano alimentar com enfoque no que o paciente precisa e consegue fazer, sem pressa e sem radicalismos.
Acredito que o caminho para a “Luz Nutricional” seja conseguir tornar o simples ato de comer, uma explosão de sentimentos positivos, prazer, paladar, cores, aromas, texturas e principalmente conquistar a capacidade de transformar isso tudo em qualidade de vida e bem-estar no plexo Corpo-Mente-Espírito.
Talvez seja essa uma das formas mais simples de alcançarmos a tão sonhada Felicidade Plena, ofertando o Melhor ao organismo, para que possamos servir como instrumentos do Bem.