Juan Franco é vice-presidente da Nuvei para a América Latina. Nuvei é uma empresa de tecnologia que oferece mais de 570 opções de métodos de pagamento – como emissão de cartões, soluções bancárias e avaliação de risco de fraude – para que empresas e indivíduos possam fazer suas transações em segurança e com rapidez.
1 – Qual foi o seu primeiro emprego e em que momento decidiu empreender?
Sou formado em Administração de Empresas. Sempre fui apaixonado por tecnologia e fiquei mais familiarizado com o tema, porque trabalhei em diversas empresas dessa área. Sempre busquei conhecimento, me manter atualizado e, dessa maneira, migrei e iniciei meus negócios. Meu primeiro emprego foi na Colômbia (meu país de origem). Trabalhei na área financeira por vários anos para uma empresa americana e depois recebi uma proposta dessa mesma empresa para mudar de país e, assim, fui morar na Califórnia, EUA. Nesse processo, migrei de área e comecei a trabalhar na área de vendas. Nesse período, eu buscava crescer profissionalmente, fazer mais negócios e estar diretamente ligado aos clientes. Acabei trabalhando na área de vendas em várias empresas da América Latina focadas em tecnologia. Durante esse período, morei também em Miami e, depois de três anos, decidi mudar para o Brasil. Desde minha infância, tenho muita simpatia pelo Brasil, me considero brasileiro de coração e era um momento profissional que eu queria começar o meu próprio negócio. No Brasil, fundei uma empresa de jogos no Orkut, o Colheita Feliz.
2- Você teve algum empreendimento que não deu certo, como você conseguiu se reerguer tanto no ponto de vista psicológico como financeiro?
Já tive muitos negócios que não deram certo. Acho que para você ser empreendedor é preciso fracassar. É algo que faz parte do processo. Foram nesses momentos em que eu aprendi mais, onde vi os erros, as mudanças necessárias. Diante de adversidades e frustrações, somos obrigados a criar soluções. A palavra fracasso costuma estar associada a algo ruim, mas é muito boa para adquirir aprendizado. Você precisa aceitar que existiu o fracasso, aprender as lições e continuar. Quando a situação está difícil, você é mais criativo, mais flexível, traz novas ideias e aprende a ser mais resiliente. Um dos fatores para se ter sucesso nos negócios é a resiliência, ser otimista e sempre seguir em frente.
3- Quais foram os desafios para implementar a plataforma e convencer os parceiros a utilizá-la?
Os meios de pagamentos muitas vezes podem ser considerados uma commodity, porque é um desafio agregar valor ao cliente. Na Nuvei, entregamos muito mais do que o processamento de pagamentos. Nós criamos valor ajudando nosso cliente a crescer, a vender mais, a obter mais conversões, a reduzir os riscos, a lançar produtos em novos mercados. São serviços agregados à tecnologia que buscam trabalhar no dia a dia do cliente. É isso o que a Nuvei vem fazendo durante esses anos. Somos próximos dos nossos clientes, conhecemos suas necessidades e os ajudamos. Oferecemos não somente uma tecnologia de processamento de pagamentos, mas uma plataforma completa para ajudar nossos clientes a crescerem mais ainda em seus mercados.
4- O que representa parceiros como Rappi, GM, Wix, Gucci, Riot Games utilizarem os sistemas de pagamento de vocês?
Todos os nossos clientes são importantes. A Nuvei trabalha com empresas de grande porte que precisam de uma tecnologia de pagamentos que atenda as necessidades locais de cada país em que atua. Nós buscamos personalizar a nossa solução e atendimento para a realidade e necessidade de cada cliente. Por isso, nossa plataforma pode processar pagamentos em mais de 570 métodos alternativos de pagamentos (APMs), assim conseguimos atender as preferencias do consumidor nos mais de 200 mercados que temos cobertura.