“É muito “game over”, para tão pouco tempo de vida.”
É isso mesmo pessoal, hoje é…………….
Dia do Orgulho Nerd
E se você tem de 120 a 8 anos de idade pode comemorar… VOCÊ É UM NERD! Surpreso?!
SIGNIFICADO
Então, conforme definições encontradas nos mais diversos dicionários digitais ou não, NERD é aquele personagem ou aquela pessoa que se dedica e se interessa por um determinado assunto intensamente e que geralmente está fora da sua faixa de idade, diferente do que normalmente achamos adequado para aquela idade.
À partir de 1960 passaram a utilizar o termo pra designar uma pessoa intelectual, estudioso, pesquisador ou simplesmente uma pessoa que dava preferência às atividades intelectuais ou de leitura do que as atividades mais comuns, de pessoas mais “normais”, como festas, futebol, encontros e etc.
ORIGEM
Foi utilizado o termo, pela primeira vez, na década de 1950. É que na Nortel, uma empresa de energia do Canadá, teria dentre seus departamentos o Northern Electric Research and Development, o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, onde os técnicos da empresa passavam noites em claro nos laboratórios. Onde NERD é a sigla do departamento.
O escritor americano Theodore Seuss Geisel (Dr. Seuss) criou livros infantis clássicos como If I Ran the Zoo (“Se Eu Dirigisse o Zoológico”), de 1950, no qual apresenta um personagem meio esquisitão chamado justamente Nerd.
Em 1951, foi publicada uma matéria na revista Newsweek que falava sobre hábitos e costumes de jovens da cidade de Detroit, e nessa matéria o autor dizia serem os jovens uns “quadrados” “conservadores“, e falava que estavam sendo chamados de nerds.
“Existe no idioma inglês a gíria “nurt”, que designa pessoas loucas. Nurt pode ter originado a palavra nurd, usada com o mesmo sentido de nerd.” (lingüista John Robert Schmitz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Um dos pioneiros na implantação da pesquisa em Lingüística Aplicada no início da década de setenta no Brasil, o Prof. John Robert Schmitz é americano, da cidade de Nova York, tendo se instalado no país em 1970 e se naturalizado brasileiro em 1993.
Aqui no Brasil passaram a utilizar o termo com o filme “A Vingança dos Nerds” (Revenge of the Nerds), de 1984, no qual um grupo de CDFs decide peitar os jovens mais populares da faculdade.
Mas aqui no Brasil temos um termo que pode ser um tipo de sinônimo, é quando a gente diz que um determinado cara é CDF, “crânio de ferro“, que são aqueles que se dedicam intensamente um período prolongado de tempo estudando, e que foi confundido com a palavra nerd.
Obs: Revenge of the Nerds, A Vingança dos Nerds, é um filme de comédia norte-americano satirizando a vida social em um campus universitário.
Outra possibilidade é a de que alunos do Massachussets Institute of Technology-MIT chamavam alguns alunos, que pareciam bobos, de “knurd” a escrita de trás pra frente de drunk, que traduz-se por “bêbado“.
Também fazemos uma análise sobre como tem sido a evolução da cultura nerd, onde analisamos essas características tão intrigantes destes personagens, desde a década de 1970. Essa nossa exposição saúda pessoas de 60 a 10 anos que podem comemorar… você é um nerd! Surpreso? Justamente por que praticamente todos somos nerds, temos sempre algo que admiramos que adotamos como cultura por que encontramos identidade com uma forma de vestir, um personagem mistico dos desenhos e outras formas de comportamento de um “fan style“.
& #8220;Gata, você ainda é nova na minha vida, mas já posso te dar acesso root ao meu coração.”
Mas atenção, tem muita gente confundindo “nerd” com “geek“, termos que estão querendo dar aos designados as mesmas características, mas há uma pequena e sutil diferença.
“Todo “geek” é “nerd”, mas nem todo “nerd” é “geek”.”
Enquanto “nerd“ é um termo já consagrado, o “geek“ é mais recente e se refere àquele que tem mais interesse em tecnologia, em informática, uma espécie de “nerd tecnológico“. Alguns até consideram o termo “tecnonerd” para designar um “geek“.
Saudações então a todos, já que estão todos enquadrados, todos estamos juntos nessa jornada!
Até nosso próximo encontro….
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecnoveste - 4ª Semana de Maio 2016 | Tecnoveste