A rede social LinkedIn tem atraído muitas pessoas que buscam a tão sonhada vaga de emprego. Ela conecta pessoas com competências em comum e aproxima recrutadores dos candidatos. O LinkedIn tem como principal objetivo o relacionamento entre profissionais e empresas e é de suma importância a sua utilização, principalmente para aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho e recolocação.
A folha UOL de São Paulo publicou uma matéria muito interessante a respeito de como utilizar a rede social, visto que o seu objetivo não é o mesmo do Facebook e Twitter, por exemplo. Dentre as principais características do LinkedIn estão as vagas ordenadas por categorias, localidade e competência, a lista de contatos de profissionais de recursos humanos buscando novos talentos, referências sobre pessoas que trabalham ou já trabalharam na empresa da qual você quer fazer parte, bem como a divulgação de informações relevantes sobre uma oportunidade.
Portanto, seu conteúdo é corporativo, em vista das demais redes sociais de relacionamento. Deste modo, o profissional que pretende utilizá-la deve ter em mente que, o seu perfil deve refletir o profissionalismo e competências técnicas e comportamentais que possui. Além disso, uma boa foto de perfil ajuda bastante no primeiro momento.
Outro aspecto importante que merece destaque e que os profissionais observam muito em um candidato são as referências e o histórico profissional que possui, como o tempo de função, as atividades exercidas e os resultados obtidos. A busca por um novo talento é minuciosa e requer uma avaliação completa.
Para aqueles profissionais que estão em busca do primeiro emprego, é importante manter uma apresentação pessoal clara e objetiva, que reflita nas suas habilidades comportamentais, como a comunicação, escrita, objetividade e relacionamento interpessoal. Destacar essas habilidades é importante, porque o recrutador busca, além de um profissional experiente, aqueles que possuem as habilidades mais requisitadas para o futuro (empatia, inteligência emocional, liderança e gestão de pessoas).
Em um segundo momento, os profissionais que buscam recolocação, é importante destacar a função almejada. Referenciar no titulo a informação ‘em busca de recolocação’, pode não ajudar. Em vez disso, informe o cargo, por exemplo, ‘auxiliar administrativo, analista de TI’, isso fará o recrutador te encontrar mais rápido.
É importante, por fim, destacar o quão competente você é. Por isso, publique informações relevantes, temas atuais que demonstrem o engajamento e a predisposição que você possui em um assunto. Isso refletirá ótimos resultados, pois além de aumentar o vocabulário, ajudam o candidato na realização de um texto dissertativo, muito comum em alguns processos seletivos e, principalmente, o destacará em relação aos demais candidatos. Lembre-se: encontrar um emprego é, antes de mais nada, estabelecer um relacionamento entre o candidato e a empresa. O marketing pessoal e o networking contam pontos a mais, então, busque se envolver com pessoas que, assim como você, tem a paixão e o engajamento de serem destaque e referência naquilo que fazem.