A idéia de se poder utilizar um aplicativo em vários formatos e plataformas é o principio da acessibilidade e usabilidade que acho das mais importantes que um aplicativo pode ter. Por exemplo, o uso do whatsapp no navegador, no app do celular ou num aplicativo à parte do navegador no desktop, isso é fantástico. É a típica aplicação baseada na frase:
“Todo aplicativo tem de ir aonde o usuário está.” (João Kzam, conteudista.
O messenger do Facebook tem sua versão web também, veja nas imagens abaixo algumas informaõçes.
Temos duas possibilidades de acesso ao messenger web. Uma delas é se já tiver enviado algo pelo messenger e clicar, estando no facebook, no link exibido no chat que diz enviado pelo messenger, quando aparece (rsrsrs). Veja na imagem abaixo.
Outra maneira de acessar é digitar o endereço de URL do aplicativo no navegador, digite www.messenger.com e curta:
Em seguida basta confirmar o log-in, no caso de você já ter entrado no facebook o sistema detecta, e usar.
Ou você insere sua ID e senha pra acessar o aplicativo:
Veja a tela inicial abaixo… Tente perceber as possibilidades, observando com detalhes quais as funcionalidades disponíveis, em ícones distribuídos principalmente na parte superior. à esquerda vemos dois ícones: uma engrenagem, que permite fazer algumas configurações, e o de uma pena numa folha de papel que seria o de iniciar uma mensagem. À direita temos um ícone de conexão por voz, outro de conexão por vídeo e um i em uma circunferência que permite ocultar ou exibir o painel à direita da conversa.
Ao clicarmos na engrenagem e em configuração, encontramos a imagem abaixo. Pode-se configurar sons, notificações, bloqueios e cores dos emojis. Experimente, brinque um pouco com eles alterando as definições, saindo e entrando do sistema pra verificar o que acontece. Seja curioso na hora de conhecer as funcionalidades configuráveis.
Ao selecionar solicitação de mensagens o sistema permite que possamos gerir as mensagens enviadas e saber quem as enviou.
Ao selecionar mensagem enviada pode-se silenciar, excluir, marcar como não lida e marcar como spam. outras configurações bastante claras podem se definidas no painel à direita que aparece.
Também encontramos a opção de relatório de ocorrências, para informar qualquer irregularidade ou inconveniência aos gestores e desenvolvedores do aplicativo.
As demais possibilidades podem se descobertas ou já são bastante intuitivas…. Agora é só curtir! Como disse no início, é muito interessante ampliar as possibilidades de uso de um aplicativo, tornando possível o seu uso em plataforma e formatos diversos.
Abraços e até a próxima!
Um Comentário
Pingback: Facebook Messenger no navegador, aprenda a usar as principais funções - TecnoVeste
Pingback: Resumo Semanal do Tecnoveste - 2ª Semana de Maio 2016 | Tecnoveste