Muito se fala em empreendedorismo na atualidade. Porém, utilizando sinônimos diversos ao que realmente significa empreender. No Brasil, diante da situação atual em que se encontra, muitas pessoas optam por iniciar uma carreira autônoma, concurso público, ou mesmo se tornar empreendedor. Mas afinal de contas, qual é o verdadeiro perfil do empreendedor na atualidade? Que habilidades o profissional detém para sobreviver diante da tempestade de novos talentos que surgem no mercado contemporâneo?
O portal SEBRAE traduz exatamente o conceito de empreendedor. Segundo o livro ‘‘Capitalismo, socialismo e democracia’’, de Joseph A. Schumpeter, o empreendedor está diretamente associado ao desenvolvimento econômico.
Contudo, essa publicação feita em 1942 de fato não traz o verdadeiro significado do profissional empreendedor do século XXI, haja vista as inúmeras habilidades necessárias que vão além de um conhecimento econômico e empresarial.
Percebe- se que o profissional empreendedor deve possuir, além das habilidades técnicas, nesse sentido frisa-se conhecimentos de gestão de pessoas, gestão econômica, noções de direito e processos gerenciais, habilidades comportamentais como o autoconhecimento, inteligência emocional e capacidade de lidar com situações difíceis.
Todavia, o que a mídia trás quando se fala em empreendedorismo são apenas os resultados fins, retratando o lucro que esses profissionais auferem. Do contrário, deixam de relatar o percurso que os tornaram agentes de sua própria história, as inúmeras dificuldades em inovar um produto, o atendimento ao público exigente (no sentido de atender as necessidades básicas do consumidor), bem como as taxas e o tempo mínimo de retorno de investimento (payback). Ou seja, é muito fácil se intitular empreendedor, sem ao menos passar por todas essas nuances que conferem ao profissional o título de empreendedor e gestor do século XXI.
Como se vê, para que o profissional sobreviva aos inúmeros perfis que todos os dias se apresentam nas mídias sociais, é necessário ter uma sólida formação em aspectos gerenciais e espírito de liderança. Isso porque os desafios são necessários para que sua marca ou produto seja destaque no mercado. Mais além, torna-se fundamental compreender aspectos neurolinguísticos que, atrelados aos conhecimentos técnicos, elevam o potencial daquele profissional. Bem além disso, conhecer o mercado e o perfil do consumidor, proporciona um amplo conhecimento capaz de elaborar e inovar em um produto, agregando valor na sociedade, não apenas implicando no lucro final.
Os desafios que os profissionais empreendedores lidam cotidianamente não são fáceis. Contudo, requer dedicação e inteligência emocional para suportar perdas. Perdas que podem ser mensuráveis, pois o profissional deve se ater ao fato de que o lucro não vem da noite para o dia. Ainda assim, vale a pena ser empreendedor no Brasil, pois subordinar-se a um sistema capitalista que exige uma carga horária de 44h/semanais para ao final de trinta dias obter um valor pela sua força de trabalho vendida, representa uma exploração que poucos sabem. Lado outro, empreender é construir uma marca, um nome e uma história. É dizer SIM para novos desafios e abraçar a causa de transformar a sociedade em um espaço diversificado de ideias e inovações. Ser empreendedor no século XXI vale a pena, desde que se busque aprimorar técnicas que o tornarão referência em seu nicho de negócio.