Três dados interessantes que li sobre a Copa do Mundo de Futebol do Catar.
- A Copa não é o evento esportivo mais assistido no mundo. É o Tour de France com 3,5 bilhões de pessoas assistindo. A Copa tem 3,3 bilhões de pessoas e o 3o lugar é a Copa do Mundo de Criquete com 2,6 bilhões & #x1f9d0;
- A perspectiva de receita da FIFA com a Copa do Mundo este ano é de US$ 4,6 Bilhões.
E a Copa não é só boa para a FIFA. 😉 Parte dessa receita (US$ 440 Milhões) será distribuída.
Todos os times participantes recebem US$ 1,5 Milhões para ajudar nos custos de preparação do torneio + prêmio conforme a posição, sendo US$ 9 milhões para cada time entre o 17o e 32o lugares e US$ 42 Milhões para o 1o colocado, 30 milhões para o 2o e 27 Milhões para o 3o.
3o. Com relação aos gastos, Catar está investindo pesado – investiu US$ 220 Bilhões, enquanto a Rússia investiu US$ 11,6 Bilhões e o Brasil US$ 15 Bilhões.
Desse valor todo de US$ 7 a 10 Bilhões são para novos estádios, enquanto o restante faz parte de uma agenda de investimentos em infraestrutura para 2030 – alguns estádios serão transformados em centros comunitários, com unidades habitacionais, lojas, escolas, cafés e hospitais.
Dois ótimos exemplos são o Estádio 974, localizado na zona portuária e construído com 974 contêineres que, após a Copa, serão desmontados e dará lugar a um hub de negócios à beira-mar; e o Estádio Cidade Educação que será utilizado por 9 Universidade e 11 Escolas.
A lógica de um modelo de negócio não se restringir somente ao negócio principal em si é muito inteligente. Grandes negócios são assim. Por exemplo, o Starbucks tem aproximadamente US$ 1,6 bilhões de crédito gerados pelos cartões Starbucks (dinheiro de graça! Emprestamos dinheiro pro Starbucks sem cobrar nada de juros por isso); e a Apple com quase 25% da sua receita vindo de serviços (que vem crescendo – 12% no último resultado publicado) e não da venda de aparelhos e computadores (que vem caindo – 1% no último relatório).
Às vezes pode ser um ótimo negócio pensar no entorno do foco 😉