Recentemente, as mídias sociais divulgaram a eliminação da rapper Karol Conká do Big Brother Brasil e isso tem gerado bastante polêmica no que diz respeito ao seu comportamento agressivo e antissocial com os demais participantes. Essas atitudes desencadeiam a chamada cultura do cancelamento, mas afinal de contas, o que é essa tal cultura do cancelamento e como ela pode afetar nossas relações sociais ?
Cancelar alguém é excluí-la de um grupo, tribo ou de alguma pauta relevante, pelo simples fato de que essa pessoa não mais compartilha de uma ideia em comum, ou apresenta comportamentos que a afastam de um grupo, ainda que pendente de uma devida punição.
Na prática significa deixar de seguir, não mais acompanhar a rotina dessa pessoa, não mais dar audiência para aquilo que ela faz, como uma forma de punição. Diversos seguidores de Karol Conká a deixaram de seguir, devido ao seu mal comportamento dentro do BBB, sem que isso implique em punições mais severas, fora da casa.
Os motivos que as pessoas têm para cancelar alguém é a baixa popularidade que essa pessoa passa a ter, depois de dizer algo contrário às suas ideias, ou até mesmo agir de forma desumana e antissocial. Hoje as redes sociais conseguem obter as informações de uma maneira surreal, e uma carreira que demoraria anos para ser construída, com a cultura do cancelamento ela se desfaz em questão de minutos.
Hoje as redes sociais fomentam os relacionamentos nas suas mais diferentes formas, de modo que a vida de uma pessoa pode facilmente ser compartilhada por meio de fotos, vídeos, mensagens instantâneas e áudios. Assim, é muito importante prestar atenção no que estamos dizendo, agindo ou pensando, pois a cultura do cancelamento afeta não apenas aquele exato momento, mas pode causar sérios danos a longo prazo, em termos pessoais e profissionais, por exemplo.
Um dos exemplos mais falados atualmente e que demonstra a chamada cultura do cancelamento é a represália que Karol Conká está sofrendo após ter saído do BBB. Ela perdeu diversas parcerias, seguidores e reconquistar esse espaço não será uma tarefa tão simples para ela, dado que o seu público reduziu drasticamente após os ataques feitos por ela. Além dela, Nego Di que também obteve um alto índice de rejeição pelo público nas redes sociais, sofre com a cultura do cancelamento, prejudicando sua carreira e sua imagem pessoal.
A cultura do cancelamento se baseia em diferentes pautas, e as mais comuns são o racismo, xenofobia, homofobia, intolerância religiosa e outros tipos de preconceitos. A liberdade de expressão, atualmente, tem como pressuposto dois pilares: de um lado temos a livre manifestação e de outro, o peso que aquilo pode vir a nos causar. O cancelamento é apenas uma das punições existentes para estes tipos de preconceitos.