“A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver.”
– Paul Klee –
Obtendo funções mais influentes nos Sets de filmagem, a Direção de Arte junto à aliados profissionais de nichos variados, compõem a arte das produções. Vamos entender sua importância!
A arte
A arte tem papel fundamental no desenvolvimento e registro histórico da humanidade desde os primeiros passos de nossos ancestrais. No texto sobre “Direção de Fotografia“, abordamos um pouco sobre os registros e suas adaptações, bem como sua inserção na sétima arte.
Abaixo iremos listar as funções pertencentes ao setor de Arte em uma produção.
Diretor de Arte
Bem, o Diretor capta a responsabilidade de coordenar todo aquele setor. Ele estará em conversas com as demais equipes de Set para alinhar questões diversas que influenciem na cara que o produto pretende ganhar, então ele vai falar com o Diretor de Fotografia para ver como o cenário deve ser alinhado, por exemplo. O Diretor de Arte, em geral, tem certos conhecimentos relacionados à moda, maquiagem, arquitetura, artes plásticas e demais movimentos ditos artísticos e estruturais.
Assistente de Arte
Apesar do Diretor levar os créditos pelos feitos do seu setor, não faz tudo sozinho, pois tem ao seu lado uma equipe de realizadores. Comecemos a falar dos assistentes.
São o braço mais próximo do Diretor e cumprem demandas momentâneas, resolvendo questões de customização no Set. O Diretor precisa de assistentes com entendimentos de áreas diferentes, por tanto, é comum vermos um assistente que supra conteúdos de maquiagem e outro que saiba sobre cenografia. Ao contrário do que pensam, por serem sempre comparados à estagiários, eles são cursados e competentes para executar as demandas do filme.
Arquiteto e Engenheiro
O Diretor de arte pode ser bem informado em várias áreas, mas quando se tem a possibilidade de ter alguém com formação e conhecimento específico para desempenhar tarefas com propriedade maior, é sempre bem vindo. É aí que entram o arquiteto e o engenheiro.
Pessoa que estudou e aprofundou no modo de elaborar e concretizar com precisão, mecanismos de construções físicas em suas variadas espécies. O arquiteto e o Engenheiro trabalham em cooperação à medida que o primeiro cria a ideia calculada no papel (podendo usar outros materiais e formatos para traduzir o seu pensamento). Após a inserção da ideia, vamos para a parte prática, colocar a mão na massa e construir o Set. Nessa fase, aparecem os engenheiros em suas especificidades de Luz, mecânica e hidráulica.
O de luz cuida diretamente da iluminação do Set e também está ligado aos profissionais da fotografia. Além de fomentar a luz, fábrica as situações que envolvem explosões e efeitos que são realizados durante o clique da cena.
O mecânico fica encarregado de propor situações e objetos que englobam robôs, veículos e outros elementos para interação com os atores durante as filmagens.
O hidráulico fomenta dispositivos para momentos onde são requisitados fluidos como água, por exemplo.
Importância
A máxima de quem produz audiovisual é que, se todos os componentes do grupo estão em harmonia, o projeto tem grandes chances de alavancar imensuravelmente. Obviamente que algumas produções são famosas por terem sucesso, mesmo portando dificuldades de relacionamento interno, como é o caso da franquia Transformers, onde houve desentendimentos entre elenco, Direção Geral e Produção.
O ponto que queremos assinalar após o relatado no parágrafo anterior, é que sem a Arte, não existe filme! Você pode até tentar lembrar de um título que não tenha ela e falhará miseravelmente.
A equipe de Arte tem que estar em harmonia total para encaixar os objetivos ditos como visuais da trama. O Diretor precisa liderar a sua turma, de forma que todos se sintam ouvidos e respeitados, para que possam executar seu melhor durante o processo construtivo.
A Direção de Arte não é apenas formada pelo Diretor, pois para além dele, há pessoas / profissionais que também são feitos de sonhos e atitudes, focando no objetivo de entregar um ótimo show ao espectador.
Por
Juliano Ferreira