Em 30 de janeiro de 2020, A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia e de lá pra cá foram confirmados no mundo 24.316.245 casos de COVID-19 e 828.575 mortes até 28 de agosto de 2020.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) tem apoiado diariamente as ações do Ministério da Saúde do Brasil na resposta à COVID-19 desde janeiro de 2020. Em fevereiro, a OPAS organizou, junto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde do Brasil, um treinamento para nove países sobre diagnóstico laboratorial do novo coronavírus.
- Confira o gráfico interativo da pandemia do COVID-19 no Brasil: https://susanalitico.saude.gov.br/
Durante a atividade, os participantes fizeram um exercício prático de detecção molecular do vírus causador da COVID-19, além de revisarem e discutirem sobre as principais evidências e protocolos disponíveis. Foram doados ao Brasil primers e controles positivos, que são materiais essenciais para diagnóstico do coronavírus, e – junto com as autoridades de saúde brasileiras – disponibilizou reagentes para outros países da região das Américas.
Ajudam muito na contensão da pandemia, medidas de proteção com lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar. Não há necessidade de procurar atendimento médico se você tiver sintomas menores, como tosse leve ou febre leve, podendo ficar em casa, fazer autoisolamento e monitorar os sintomas, procurando atendimento médico imediato somente se tiver dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito.
- Confira o site do Ministério da Saúde para as informações mais atualizadas: https://covid.saude.gov.br/