Enquanto habitantes desse planeta, todas as nossas ações estão conectadas e impactam de alguma forma o ambiente em que vivemos. Afinal, somos uma única espécie, dentre as quase 9 milhões que são reconhecidas, sem contar todas as outras que o ser humano sequer sonhou em conhecer.
Esse impacto que nossas ações individuais causam no meio é chamado de pegada ecológica. Ela está ligada à crescente demanda mundial por bens de consumo, o que coloca em risco muitos dos recursos naturais do planeta. Hoje, trago algumas orientações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre como reduzir o nosso impacto no meio ambiente, mais especificamente em relação à nossa pegada de carbono – que nada mais é que a quantidade de gases do efeito estufa que é emitida diretamente devido às nossas ações do dia a dia. Confira à seguir!
#1 Tomar banhos curtos
A escassez de água já afeta 4 a cada 10 pessoas no mundo, e cerca de 80% da água utilizada nunca é tratada. Por isso, banhos curtos podem ajudar a reduzir esse desperdício!
#2 Traga a sua sacola
Cerca de 5 trilhões de sacolas plásticas descartáveis são utilizadas todos os anos. Sua fabricação é responsável pela emissão de toneladas de gases do efeito estufa e pelo desperdício de muita água. Além disso, esse plástico todo acaba indo parar nos oceanos, e muitos animais confundem esse plástico com comida, e acabam ingerindo. Estima-se que 100% das tartarugas marinhas, por exemplo, tenham plástico em seu organismo.
#3 Apague as luzes
A iluminação artificial é responsável por cerca de 15% do consumo global de energia e 5% da emissão de gases. Apagando as luzes, você não só reduz o seu consumo de energia e pegada de carbono, como ainda economiza dinheiro.
#4 Dirija menos
O setor de transporte é o emissor de gases do efeito estufa que mais cresceu ao longo dos anos. Hoje, é responsável por cerca de 64% do consumo de combustível, 27% da energia e 23% do CO2 relacionado ao consumo de energia do mundo.
#5 Consuma produtos de origem local
Além de ser mais saudável e ajudar o microempreendedor, consumir produtos produzidos localmente faz com que você não seja indiretamente responsável pela emissão de gases relacionados ao transporte dos produtos que consome. Além disso, também te isenta da responsabilidade da gigantesca pegada de carbono que as grandes indústrias possuem.
#6 Faça refeições sem carne
No Brasil, cerca de metade de todas as emissões de gases do efeito estufa estão relacionados à agroindústria, mais especificamente à pecuária e à soja que servirá de alimento para o gado. Além disso, é também o maior responsável pelo desmatamento da Amazônia. Livre-se desse peso.
#7 Recicle
Embora a natureza seja cíclica, nossa economia é pautada na geração de lixo. Porém, esse resíduo acaba não se decompondo na maioria das vezes, poluindo o meio ambiente e muitas vezes sendo ingeridos por alguns animais. É importante pensar então em uma economia cíclica, sem desperdício de recurso.
#8 Reutilize
Indo pela mesma linha da reciclagem, muitos dos nossos lixos podem ser reaproveitados. Pense nisso!
#9 Moda sem desperdício
A indústria da moda é a segunda maior consumidora de água do mundo. Cerca de 10 mil litros de água são necessários para produzir uma única calça jeans, o que é equivalente ao que uma pessoa precisa beber em 10 anos! Logo, ao criar novas peças de roupas a partir de peças antigas, você ajuda a reduzir o desperdício de água e a salvar o meio ambiente.
#10 Desconecte os aparelhos da tomada
Quanto menos energia utilizarmos, menor a demanda de energia a ser produzida, o que ajuda diretamente na redução das emissões de gases do efeito estufa.
Por fim, se você tiver curiosidade para saber qual a sua pegada ecológica HOJE, você pode calcular através do site www.pegadaecologica.org.br . Faça um teste!
Gostou das dicas? Que tal se a gente começar a aplicar, um pouquinho de cada vez? Aos passos de formiguinha mesmo. Afinal, melhor ser imperfeitamente consciente do que nem tentar!
Vamos juntes?