“O Set de filmagem é um modo divino de contemplar a felicidade”
– Ruisdael Marques –
Depois da pré-produção, o projeto audiovisual caminha para a produção, que engloba inúmeros fatores, um deles é a realização no Set de filmagem. Vamos entender o que é e como funciona esse espaço.
Preparando o Set
O grande dia chega e é hora dar vida aquela história, que até então, se encontra gravada em um punhado de papéis. Apenas uma parte da equipe contratada para o projeto, comparece aos locais pré-definidos como ambientes físicos do enredo. Dentre os convocados, estão o Produtor de Set, Preparador de Elenco, Diretor Geral, equipe de Fotografia, equipe de Direção de Arte, Engenheiro de Som e elenco de atores.
Produtor de Set
É o representante de todos os outros produtores naquele espaço. Vai verificar as necessidades da equipe e locação, sendo bem dinâmico para trazer soluções imediatas. Basta alguns telefonemas e os problemas desaparecem!
Preparador de Elenco e os Atores / Atrizes
É responsável por treinar o elenco do projeto. Sempre em conversa com os diretores, vai realizar atividades com atrizes e atores, até que cheguem ao ponto de atuação desejado. Vale ressaltar, que quem ocupa esta função, é em geral, familiarizado com as especificidades de outras expressões artísticas, como o teatro.
Os atores e atrizes presentes no Set, se preparam para as cenas, lendo e estudando o roteiro, junto a ideias trocadas com seu preparador e Diretor. Os processos estudados para as gravações variam de acordo com a pegada almejada para o filme.
Equipe de Fotografia
São escolhidos para captar as imagens do trabalho. É formada pelo Diretor de Fotografia, seus assistentes, maquinistas e eletricistas. O Diretor vai traçar a técnica e parametrização dos planos, buscando apoio dos assistentes, que ficarão na regulagem do zoom, foco, movimentação e armazenamento em backup do que for gravado.
Os maquinistas entram para montar a base da circulação dos aparelhos de filmagem pelo cenário. Os eletricistas olham principalmente, a questão da iluminação (canhões de luz, ribaltas, refletores e mais), mas também participam ativamente na criação de efeitos práticos, como explosões e mecanismos complexos de energia.
Direção de Arte
Por vezes intitulados “Cenógrafos”, expressão mais comum no teatro. Trabalham na parte de feitura do cenário e caracterização visual dos atores. Assim como na Equipe de Fotografia, a Arte também tem a sua, sendo composta pelo Diretor, assistentes, maquiagem e arquiteto ou engenheiro.
O Diretor estuda junto a sua equipe como montar o cenário, necessitando a colaboração de seus assistentes para as demandas. A maquiagem enfeita o elenco que irá aparecer na frente da câmera. O arquiteto ou engenheiro, também portam uma equipe para realizar a construção solicitada.
Engenheiro de Som
Fica com a função de captar os sons da história. Também traz um grupo que vai apoiá-lo nas tarefas, são denominados assistentes de som. Dos designados à este setor, alguns vão segurar o microfone (Na maioria das vezes o boom), outros o gravador e o restante entra na responsabilidade de salvar os áudios e cuidar da logística sonora espacial no Set.
Diretor Geral
É conhecido pela seguinte fala: “Luz, câmera e ação!”. Está todo tempo em conversa com as linhas de trabalho listadas acima. Estabeleceu-se uma cultura, principalmente no cinema Hollywoodiano, que o Diretor tem a palavra final de um Set de filmagem, então as ordens e questionamentos que ele faz, dificilmente não são atendidos, a não ser que um produtor limite o seu poder em pré-conversas ou intervenha no dia de gravações.
O Diretor Geral tem seus assistentes, que alinham a ordem de cenas gravadas do dia, transmitem requerimentos do Diretor ao restante dos profissionais presentes e colaboram nas demandas de organização do ambiente de filmagens.
Depois da claquete
Um Set pode ser configurado em qualquer lugar, a magia do cinema permite possibilidades como essa. Os conhecimentos técnicos de fazer uma luz bacana, uma maquiagem bonita e uma fotografia intensa, são importantíssimos, mas a vontade de realizar é o que realmente faz a diferença!
Dependendo do orçamento disposto, alguns setores aqui citados, podem aparecer em tamanho de equipe reduzida e um mesmo coordenador pode realizar funções distintas. Esse fato é muito comum em produções com viés independente.
Estar em um dia de gravação é algo que só quem passou, pode explicar o sentimento. O que vemos em tela, não mostra um terço dos acontecimentos vividos. Não à toa temos o making off, método com o objetivo de mostrar o dia-a-dia das preparações. Neste trabalho, a frase “Na jornada, vale muito mais a caminhada do que a chegada” encaixa perfeitamente, porque finalizar um produto é bom, mas o processo envolvido é de uma sensação única!