A data do próximo Google I/O está chegando e as comunidades de programadores e empreendedores de várias cidades do mundo já se organizaram para produzirem suas versões estendidas – ver Google I/O Extended Brasília 2015. A expectativa é que além de criarem uma nova oportunidade para o networking, os participantes tenham acesso, em primeira mão, às novidades da Google para os próximos 12 meses.
Entre as novidades mais esperadas para este anos estão:
- Android M: será a primeira versão do Android em que serão serão aplicados os princípios do Material Design desde a raiz, e espera-se um número ainda maior de aparelhos para o market share desse sistema operacional.
- Android Wear: muitas novidades são aguardadas neste sistema operacional para relógios inteligentes porque tem um grande potencial de crescimento, tanto de desenvolvimento de produto quanto de alcance do mercado consumidor, e cada vez mais fabricantes tem produzidos esses aparelhinhos que já fazem parte das nossas vidas – como a Apple tem marketshare maior, vai ser preciso uma novidades para reconquista o mercado que uma vez foi seu.
- Android Pay: após o anúncio do Apple Pay e do sucesso contido do Google Wallet, é possível que seja anunciada uma solução para reverter a desvantagem da empresa no mercado de pagamentos mobile.
- Project Fi: desafiando o status quo e atendendo a necessidades da sociedade interconectada contemporânea, a empresa pretende fornecer conexão para que as pessoas fiquem menos dependentes das operadoras de telefonia celular. Já antecipamos a notícia nos minicasts!
- Project Ara: espera-se que a versão do telefone modular esteja pronta para entrar no mercado de smartphones já no segundo semestre deste ano, exatamente porque o Google já está utilizando os aparelhos em um projeto piloto em Porto Rico.
- Project Tango: com o crescimento dos projetos de realidade virtual do Facebook – Oculus Rift – e de realidade aumentada da Microsoft – HoloLens – é possível que sejam apresentadas novidades nesse campo, mas apenas para desenvolvedores – o CardBoard nunca foi levado muito a sério mesmo.
- Project Loon: levar conexão de internet a áreas remotas do globo é o objetivo desse projeto, o diferencial é como isso será feito: através de balões que serão orientados de acordo com as correntes de ar de todo o planeta.
- Google Glass: as novas contratações feitas pela empresa nos últimos meses – anunciadas em Primeira Mão no Tecno Veste – impulsionaram o desenvolvimento do produto ao ponto de estar mais próximo à sua entrada no mercado de dispositivos vestíveis, mas é possível que o produto para o consumidor comum só esteja pronto em 2016.
- Chrome OS: apesar do crescimento expressivo do mercado mobile nos últimos anos, é inegável que o mercado de computadores de mesa ainda tem o seu espaço, sobretudo no ambiente corporativo. Para não ficar para trás da Microsoft com o Windows 10, pode ser que o Chrome OS e o Android estajam ainda mais integrados, para que usuário comum sinta no seu dia a dia o que é a computação ubíqua.
- Carro Autônomo: com o anúncio de que os carros sem motorista do Google começaram a andar pelo Vale do Silício ainda este ano e com as especulações de que o Google está preparando um serviço para concorrer com o Uber.
- Android Auto: esquentaram as possibilidades de termos novidades expressivas com relação a esse sistema operacional para carros inteligentes, especialmente porque, a principal concorrente direta, a Tesla Motors, tem navegado de vento em popa nesse domínio nos últimos meses.
- Android TV: grandes expectativas já algumas empresas de eletrônicos já se propuseram a utilizar os sistemas do Google em suas novas televisões e serviços de streaming como Netflix e Spotify só aumentam em popularidade, tanto em países ricos quanto nos emergentes e de menor crescimento relativo. O Chromecast apesar de poder receber novos updates não tem nenhuma inovação digna de nota.
Quer saber mais? Acompanhe o Tecno Veste também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat.