“Você não fotografa com sua máquina, você fotografa com toda sua cultura”
(Sebastião Salgado)
Para o audiovisual existir, há engrenagens que o faz funcionar, estamos falando de setores que juntos compõem o produto final. Entre Roteirista, Diretor Geral, Produtor, Diretor de Arte e outras funções, falaremos aqui de uma área que demanda bastante técnica e sensibilidade humana, Direção de Fotografia.
O que é fotografia?
Antes de relatar o trabalho de um Diretor Fotográfico, vamos ao início de tudo, começando pela etimologia da palavra. Originária do grego phosgraphein, ela indica a interação entre registro e luz, por tanto, a captação de imagens que conhecemos através de dispositivos como câmeras analógicas e digitais são frutos de uma grafia em contato com a iluminação.
O registro de imagens não se iniciou com as fotos em sí, pois antes de se oficializar a criação de um objeto com gatilho para pegar momentos, há registros históricos do início da humanidade, de representação cultural em pinturas rupestres e posteriormente, quadros emoldurados. Segundo estudiosos, a primeira foto oficial realizada com uma máquina fotográfica, aconteceu no ano de 1826, liderada pelo Francês Joseph Nicéphore.
Enfim… o Diretor de Fotografia!
Por obra do destino, é de senso comum sabermos mais como uma atriz e um Diretor Geral trabalham no SET do que quem carrega e opera a câmera para dar vida à história em tela.
Em uma produção, seja ela grande, média ou pequena, uma ou mais pessoas desempenham diversas tarefas para que o conteúdo ganhe corpo. Dentre as pessoas, há aquele que se compromete por manusear o equipamento nomeado câmera fotográfica. Até então parece uma tarefa simples, correto? bem… nem tanto!
O trabalho fotográfico starta com o conhecimento do equipamento, verificando o tipo de lente, tipo de filtro, exposição, branco, ancoragem, posição do tripé, foco e enquadramentos, tudo isso alinhado de acordo com o que foi discutido com os demais setores. Citados os itens de trabalho, vamos entender como eles entram na elaboração audiovisual.
O primeiro contato que o Diretor de Fotografia tem na produção é com o roteiro, porque é nele que se encontra a história a ser contada e ela precisa sair do papel. A partir desse ponto, ele se junta aos demais setores para discutir detalhes técnicos, nesse caso, mais visuais, buscando estabelecer elementos que emitem a essência da obra.
Quando se entra em uma filmagem, é muito importante saber qual é a identidade do projeto e daí, buscar agregar com seus estudos e vivências, que podem vir de formas pessoal e profissional. O fotógrafo quando dá o famoso “clique”, procura estar em harmonia com sua equipe “pessoal”, que varia a formação dependendo do orçamento disposto, formada por assistente de câmera (responsável pela checagem total do equipamento a ser utilizado), foquista (girando o foco à procura da nitidez desejada), eletricista (responsável pela forma que a iluminação toma) e maquinista (cuida da movimentação da câmera com ou sem trilhos).
Os detalhes técnicos mencionados são extremamente relevantes, e tão importante quanto, é a ligação com sua realização. Com certeza você escutou a expressão, “fulano gosta do que faz” ou “nasceu pra isso”, bem, elas estão diretamente relacionadas ao equilíbrio perfeito entre dominar a técnica e transmitir seu conteúdo sentimental. Quando vimos um filme, uma foto ou um quadro, interagimos e absorvemos aquilo em níveis variados, e quem produz conteúdo, também está sujeito à estabelecer relações com o que construiu.
Fotografia é muito mais que só captar o momento, é um estado de cultura, conhecer você e o outro, é estabelecer o diálogo entre o objeto e a luz. É um olhar que pode dar modelo ao que por vezes o nosso ver não pode captar de forma nua.
Dicas para além!
Continuar a aprender e evoluir é o que fazemos de melhor! Por isso, estaremos deixando dicas de entretenimento para a sua degustação!
Indicação de livros sobre fotografia:
https://blog.emania.com.br/13-livros-de-fotografia/
Conheça o trabalho do grande fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado:
https://sites.google.com/site/7e5histfoto/sebastiao-salgado
Por
Juliano Ferreira