Continuando nossos estudos acerca das funções no cinema, vamos falar sobre o que faz um Produtor de cinema, ou melhor, os produtores!
As produções
Produzir, segundo o dicionário, é criar bens ou utilidades para satisfazer as necessidades humanas. Nesse aspecto geral, quem produz está fornecendo conteúdo para determinado fim.
O cinema, desde seus primórdios, tem os produtores como carro condutor do produto que chega à plateia. Mas você já imaginou como funciona o processo de produção? Os setores envolvidos? Bem! Vamos falar sobre os variados tipos de produtores e suas funções!
Produtor
Esse geralmente está à frente da produtora engajada nos projetos. Tem uma relação direta com praticamente todos os membros do trabalho. Ele costuma deter os direitos do filme e poder de decisão sobre o que vai adiante ou não. Por vezes, fica responsável em representar a obra em festivais e premiações.
Produtor Executivo
Talvez seja o mais relevante da pré-produção, pois cuida do orçamento e contratação relacionados à parceria de equipe técnica, elenco, patrocinadores e locações. É o cara dos contatos! Abrindo caminhos e opções para a realização.
Diretor de Produção
Fica mais próximo dos funcionários presentes na produção, principalmente os diretores Geral, de Arte e Fotografia. Ele estabelece um diálogo com o intuito de entender suas necessidades e repassa as informações ao Produtor Executivo, que irá estudar se tais requerimentos cabem no orçamento concedido.
Produtor de Set
Está presente no Set exatamente na hora que as gravações passam a ser rodadas. Tem a função de verificar se tudo corre como planejado, caso não, busca meios eficazes de solução. Também cuida da logística de suporte à equipe, trazendo alimentação e métodos que tragam conforto e amparo para se ter uma gravação saudável. Ao final das rodagens, esse produtor participa ativamente da desprodução do Set de filmagens.
Produtor de Elenco
Carrega a função de achar o elenco certo para o trabalho. Em geral, realiza esta tarefa com o Diretor ou Assistente de Direção, pois os mesmos carregam o perfil procurado. Quem é Produtor de Elenco, mantém contato com vários agentes ou empresários de atores, atrizes e modelos para ter grande leque de opções.
Produtor de Locação
Apesar do Produtor Executivo participar na escolha dos lugares de filmagem, é o Produtor de Locação que fica exclusivo na análise do ambiente a ser selecionado. Ele verifica se o local é apto e apresenta segurança para os fins almejados.
Produtor de Objetos
É o braço direito da Direção de Arte, pois colabora na estruturação do cenário. Sua produção é híbrida, dependendo do profissional, pode solicitar a compra ou até mesmo, fabricar os itens ordenados. Para exercer essa área, ter sensibilidade artística é um diferencial.
Assistente de Produção
Geralmente serve como estágio para quem quer seguir na produção, mas há quem se interesse pela carreira de assistente como fonte de renda a longo prazo. O assistente fica por dentro do que acontece em praticamente todas as produções, pois auxilia em várias demandas setoriais.
No Brasil
Vimos que a produção de um filme é composta por muitos setores e cada um é endereçado à uma tarefa. No Brasil e em lugares onde há muitas produções independentes, a dinâmica é alterada.
Um filme que tem todas as funções listadas acima, executadas por muitas pessoas, é considerado como bem financiado. Nas formas independentes, costuma-se ter uma ou duas pessoas que cuida de todos os aspectos da produção, às vezes mais, dependendo do acordo de remuneração ou permuta.
O Brasil apresenta um histórico recente de poucas oportunidades para as produtoras terem acesso a um financiamento que permita a introdução de grande equipe técnica. Felizmente isso abriu espaço para a criatividade e perseverança na realização dos projetos, dando destaque à plantéis formados com número reduzido de produtores, que têm seus trabalhos reconhecidos por festivais afora.
Dicas para além!
Continuar a aprender e evoluir é o que fazemos de melhor! Por isso, estaremos deixando dicas de entretenimento para a sua degustação!
Segue uma ótima dica de livro sobre o tema: