Um filme de Ameesh Chaganty com Sarah Paulson, Kiera Allen, Pat Healy e Onalee Ames. Fuja chegou à Netflix Brasil no dia 2 de abril, e se mantém no top 10 desde a sua estreia.
O longa acompanha uma adolescente que passou a vida toda reclusa com a sua mãe e agora descobriu um terrível segredo que foi mantido longe dela por anos. Mas será que o segredo é real ou apenas é apenas fruto da imaginação de uma pessoa que passou tantos anos isolada?
O suspense traz à tona diversas pautas importantes como, por exemplo, a representatividade ao ter em seu elenco uma personagem cadeirante. Segundo a revista Variety, essa é a segunda vez que Hollywood tem como protagonista uma pessoa com deficiência. A primeira foi em 1948, quando Susan Peters estrelou o thriller “The Sign of Ram”.
Se você assistiu a produção original Hulu, The Act ou conhece o famoso caso que inspirou a série, provavelmente você fez a ponte e conseguiu enxergar algumas semelhanças em Fuja como o grave problema que atinge as mães Diane e Dee Dee, um transtorno mental pouco conhecido chamado Síndrome de Münchausen por Precaução (MSP).
O que é a Síndrome de Münchausen?
É uma doença relativamente rara que acontece quando um cuidador finge ou causa os sintomas físicos ou mentais de um indivíduo saudável sob seus cuidados, geralmente uma criança, para ganhar simpatia e atenção especial.
As semelhanças entre The Act e Fuja
Tanto no filme quanto na série, as filhas vão ficando cada vez mais cientes dos graves problemas que sofrem. Enquanto Dee Dee parece mais desequilibrada, Diane não dá tantos sinais de sua síndrome. Neste sentido, a relação de Dee Dee e Gypsy parecia estranha.
Basta procurar fotos e vídeos das duas na internet e constatar o óbvio: algo muito estranho acontecia por ali. Já em Fuja, tanto Diane quanto Chloe parecem mentalmente saudáveis. Desta forma, Chloe é lúcida e inteligente, além de não parecer infantilizada e tão fragilizada quanto Gypsy, o que torna tudo ainda mais complexo e difícil de ser percebido.
Além de “Fuja” e “The Act”, existem outras produções que retratam a síndrome nos cinemas e na TV. A Tecnoveste separou uma lista com alguns outros nomes:
The Politician
Em The Politician, Jessica Lange interpreta Dusty Jackson, a avó de Infinity (Zoey Deutch), que é a companheira de chapa Payton Hobart durante a eleição da escola. Infinity sofre de uma doença misteriosa e tem um passado ainda mais misterioso, de acordo com a Entertainment Weekly.
É bastante claro que Dusty está se aproveitando da doença de sua neta, usando-a para entrar no Olive Garden de todos os lugares.
It – A Coisa
Pennywise (Bill Skarsgård) pode ser o principal antagonista de It – A Coisa, mas Eddie (Jack Dylan Grazer) também é uma vítima da Síndrome de Munchausen de sua mãe. Na adaptação cinematográfica do romance de Stephen King, a mãe de Eddie diz a ele que ele tem várias doenças, forçando-o a tomar comprimidos que acabam sendo placebos.
O Sexto Sentido
Um clássico filme de terror dos anos 90, O Sexto Sentido retrata um dos primeiros exemplos da síndrome de Munchausen por procuração na cultura pop. Fica implícito que Sra. Collins (Angelica Page) tem o problema, envenenando seus filhos, principalmente a garota fantasma Kyra (Mischa Barton), para chamar a atenção.