Agentes do mercado de ações e de startups ficaram surpresos quando Elon Musk – fundador da Tesla, Space X e homem mais rico do mundo – decidiu comprar 9,2% das ações do Twitter por cerca de 2,9 bilhões de dólares. Semanas após ter feito críticas à rede social, o dono da fortuna de 288 bilhões de dólares, que agora tem poder de voto na mesa diretora da empresa, decidiu mostrar aos seus seguidores que tipo de mudanças pretende implementar a partir de agora.
Pensando no futuro da empresa, ele argumentou que tanto a privacidade quanto a liberdade de expressão devem ser prioridades a serem tratadas com a devida atenção, mas também reconheceu que tanto para a saúde mental dos twiteiros quanto para a continuidade da relevância da rede social é importante encontrar meios de diminuir a quantidade de os bots – robozinhos que por vezes tem invés político específico ou fim de inflar a percepção de engajamento de determinada marca ou produto.
Desde novembro de 2021, o valor das ações do Twitter não atingiam o patamar de 50 USD, o que representou um aumento de 27% desde a iniciativa de Elon de comprar suas ações. Além de a quantidade de participação comprada o permitir participar da mesa diretora, o coloca em uma posição de destaque com relação também à indústria da comunicação contemporânea – de forma análoga ao que Jeff Bezos fez com o Washington Post e Bill Gates com MSNBC.
Entre as ideias aventadas, na twitter storm mais recente, ele disse que além de continuar dando suporte à integração de NFTs, é possível que o Twitter Blue – versão paga da serviço – tenha o preço de 2 USD e que seria interessante se os pagamentos fossem feitos na crypto moeda DOGE. Veja alguns dos Tweets mais interessantes das últimas horas:
Insatisfação com a liberdade de expressão impulsionam atitude de compra
Given that Twitter serves as the de facto public town square, failing to adhere to free speech principles fundamentally undermines democracy.
What should be done? https://t.co/aPS9ycji37
— Elon Musk (@elonmusk) March 26, 2022
Entendeu que se deve tirar o poder da mão dos anunciantes para evitar “cancelamentos” injustos:
https://twitter.com/elonmusk/status/1512962115270754306
Replicando reclamação de outros usuários, que relevância não implica número de seguidores
Most of these “top” accounts tweet rarely and post very little content.
Is Twitter dying? https://t.co/lj9rRXfDHE
— Elon Musk (@elonmusk) April 9, 2022
O serviço pago do Twitter deve conferir ao usuário o selo azul de verificação:
https://twitter.com/elonmusk/status/1512946176244473863
O Twitter Blue deve ter preços compatíveis com os mercados locais:
Yes, should be proportionate to affordability & in local currency
— Elon Musk (@elonmusk) April 10, 2022
Já que o home office tem funcionado bem para a empresa, não seria a hora de fazer uma ação social?
https://twitter.com/elonmusk/status/1512966135423066116
The zueira never ends:
69.420% of statistics are false
— Elon Musk (@elonmusk) April 9, 2022