“Se você está atravessando um inferno, continue atravessando” (Winston Leonard Spencer-Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.)
Somos seres com auto-motivação, ou somos acomodados? Somos movidos por que forças motivadoras? O que nos faz levantar e seguir em frente?
Responder a essas perguntas é de certa forma uma maneira de descobrir nossos pontos fracos e fortes. Conhecer o que nos fortalece e o que nos enfraquece, isso pode fazer a diferença entre duas ou mais pessoas, entre nações ou entre tribos ou civilizações. Estudar a história do desenvolvimento humano, do progresso da civilização também nos ajuda a perceber o que precisamos para fazer a diferença e ajudar no desenvolvimento da humanidade, desde um ato simplório até uma grande descoberta.
“Diante dos muros da cidade, uma noite de inverno um homem que tinha sofrido muito gritou, desesperado: qual o sentido da vida? e o eco respondeu-lhe claramente: A vida!” (Frand de Wilde)
O principal questionamento é: o que nos motiva?
A maioria das pessoas acredita que a pessoa que mais motiva outras pessoas é a mãe. Interessante analisar que isso possa se dever ao fato da mulher sempre mostrar o lado positivo das coisas e de forma bastante equilibrada, e ser a mãe em virtude dela ser sempre presente por muito tempo na vida de um filho. Outras são o pai e depois o professor.
A palavra motivacional é uma palavra forte: inteligência. Não podemos negar que isso pode não dizer tudo, mas diz muito sobre a capacidade de alguém poder gerir conflitos e solucionar problemas, de forma ética. Até por que outras palavras podem suscitar a mesma coisa, mas de forma diferente. Outras são criatividade e depois determinação.
O estado emocional, como um todo, de um país, de uma nação, mesmo das pessoas mais próximas, e principalmente, o familiar contribuem imensamente para o nosso estado motivacional. Claro, existem raras exceções de pessoas que mesmo estando em um ambiente profundamente negativo, ainda assim, se motivam para empreender e mudar a situação para melhor.
Um dos elementos mais populares que possam motivar alguém são as frases. Geralmente as frases atribuídas a alguém conhecido, ou de alguém que se soube ter superado dificuldades. As frases motivacionais são bastante impactantes, mais ainda quando advindas de uma superação que alguém passou.
“Se você não pode explicar algo de forma simples, então você não entendeu muito bem o que tem a dizer” (Albert Einstein foi um físico teórico alemão)
O nosso dia-a-dia, a rotina, é algo que nos torna as vezes insensíveis, mas se repararmos tem sempre algo que no meio de todas essas coisas que cercam nossas atividades diárias, nos motiva e nos influencia positivamente. É quase unanimidade que a música nos proporciona isso. Claro que cada um se sente motivado por músicas de um determinado ritmo ou estilo. Uns se motivam com rock, outros com new age, e por aí vai. Além da própria música, outras motivações são pessoas e depois cultura.
Ainda no dia-a-dia, existe algo que seja significativo, que a gente sinta vontade de fazer e que fazendo nos estimula muito e que a maioria das pessoas se sente motivada: viajar. Viajar, conhecer novos lugares, novas amizade… viajar nos provoca vários estímulos bastante agradáveis. Outras são estar entre amigos e outra é ler um livro.
Em se tratando da rede mundial, a maioria das pessoas se sente motivada quando se trata de obtenção de informação e conhecimento. Nunca no mundo a humanidade teve tantas oportunidades de obter informações e criar conhecimento, seja na oferta ou na busca, de uma forma tão rápida e imediata. Outras são liberdade de expressão e depois interação com pessoas.
A internet possui uma infinidade de “objetos” motivadores, e a que mais tem tido relevância nos dias de hoje e onde muitos encontram motivação são as redes sociais. E por incrível que pareça, apesar de ser a maior rede, o facebook não é a que mais utilizam. A rede que proporciona rapidez, flexibilidade e operacionalidade que satisfazem os jovens, maiores usuários, é justamente o twitter. Outras são facebook e depois pinterest.
Palavras são muito importantes na hora de refletir o momento que se vive e nesse momento de evolução tecnológica, superação de dificuldades, implementação de novas formas de fazer as coisas, algumas palavras podem refletir o significado de inspiração, por exemplo. Quando se pensa em inspiração a palavra mais associada é criatividade. Outras são ideias e depois trabalho.
Sem dúvida que,dentre tantas coisas, uma das que também estimulam a vida das pessoas são as cores. Claro, sempre havendo preferências por uma ou outra, mas a maior parte das pessoas informou que a cor mais inspiradora é a azul. Outras são verde e depois vermelho.
“Descobri que, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu pareço ter” (Thomas Jefferson, político)
Mas a gente se vê e se comunica e com certeza algo em nós é motivador pra outras pessoas. Com certeza algo na gente provoca estímulos nos amigos, nos colegas de trabalho. A maioria das pessoas sente-se motivado ao olhar nos olhos de outras pessoas. Sempre a afirmação que de os olhos são as janelas para o íntimo da gente. Outras motivações são as mãos e depois a boca.
O homem sempre tentando alguma forma de poder passar pras pessoas as suas ideias ou contar seus casos, criou um instrumento bastante interessante para isso: o livro. E ao serem questionados sobre que história em livro foi mais motivadora responderam Harry Potter, o menino bruxo. Os outros são O Pequeno Príncipe e depois O Mundo de Sofia.
Vídeos motivacionais existem aos montes, mas achamos particularmente motivador o discurso de Steve Jobs (CEO da Apple e da Pixar Animation, na época) para a turma de formandos de 2005 da Stanford University.
Estas conclusões foram tiradas à partir de uma pesquisa feita pelo portal YouPix, mas já não disponibilizado. Por achar de conteúdo relevante resolvemos expor aqui estes assuntos tão inspiradores e motivadores para nossos leitores. Qual é a sua opinião sobre cada tópico abordado? Conte-nos suas experiências.
“Para de perseguir o dinheiro e comece a perseguir o sucesso” (Tony Hsieh, empreendedor)
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecno Veste - 5ª Semana de Julho | Tecnoveste