O Instagram afirma que tem o compromisso de reduzir a disseminação de informação falsa na rede social. Por meio da tecnologia desenvolvida por eles e pelo feedback da comunidade, eles estão sempe tentando identificar publicações e contas que possam conter informação falsa. Além de trabalhar com verificadores de fatos independentes que analisam conteúdo em mais de 60 idiomas, eles ainda aplicam um processo de certificação desenvolvido pela International Fact-Checking Network (Rede Internacional de Verificação de Fatos – RIVF),, uma entidade independente, que ajuda a identificar, analisar e rotular informação como falsa.
Quando verificadores de fatos independentes identificam uma informação falsa no Instagram, é feita uma filtragem no Explorar e nas hashtags, além de uma redução da visibilidade no feed e no Stories. Assim, fica mais difícil encontrá-la.
Se uma publicação for identificada por um verificador de fatos independente como informação falsa, conteúdo alterado ou conteúdo sem contexto, você poderá:
-
Tocar em Entenda para visualizar a organização de verificação de fatos e saber por que ela identificou a publicação como informação falsa.
-
Tocar em Ver publicação para visualizar a publicação.
-
Tornando a informação falsa mais difícil de encontrar: quando os verificadores de fatos independentes identificarem informação falsa, conteúdo alterado ou conteúdo sem contexto no Instagram, poderemos fazer uma filtragem no Explorar e nas hashtags, além de reduzir a visibilidade no feed e nos Stories para que seja mais difícil encontrar tais conteúdos.
-
Usando tecnologia para encontrar a mesma informação falsa: quando uma publicação é classificada como falsa, parcialmente falsa, sem contexto ou sátira por verificadores de fatos independentes no Instagram ou no Facebook, usamos tecnologia de reconhecimento de imagem para encontrar e rotular automaticamente outras instâncias de conteúdos idênticos, caso sejam publicados em outro lugar no Instagram ou no Facebook.
-
Rotulando publicações com avisos de informação falsa: publicações que forem identificadas como informação falsa por verificadores de fatos independentes serão rotuladas. Dessa maneira, as pessoas podem decidir por conta própria o que ler, em que confiar e o que compartilhar. Quando um rótulo de informação falsa é aplicado, ele é exibido no feed, no perfil, nos Stories e no Direct para todas as pessoas que visualizarem o conteúdo ao redor do mundo. O rótulo ficará vinculado à classificação feita pelo verificador de fatos e fornecerá links de artigos de fontes confiáveis que refutem a afirmação apresentada na publicação.
Apesar dos avanços recentes, o conteúdo de políticos não é enviado para análise de verificadores de fatos independentes, o que pode se tornar um problema, principalmente em ano de eleição. Saiba mais sobre a lista global de organizações de verificação de fatos independentes e as informações de contato na Central de Ajuda do Facebook.
Se uma publicação for identificada por um verificador de fatos independente como informação falsa, conteúdo alterado ou conteúdo sem contexto, você poderá:
-
Tocar em Entenda para visualizar a organização de verificação de fatos e saber por que ela identificou a publicação como informação falsa.
-
Tocar em Ver publicação para visualizar a publicação.
Você pode contestar uma publicação no Instagram marcada como informação falsa, mesmo que ela já tenha sido classificada por um dos 45 verificadores de fatos independentes da RIVF.
Contas que compartilham repetidamente informações falsas e suas publicações não aparecerão em determinados locais do Instagram. A exclusão das publicações que contêm informações falsas não afetará essas restrições. Não é possível fazer apelações de publicações excluídas para os verificadores de fatos independentes.
O Instagram e o Facebook não, simplesmente, banem a notícia, eles deixam você decidir por conta própria o que ler, em que confiar e o que compartilhar, por isso oferecem “mais informações” nas publicações com avisos de informação falsa.
Algumas classificações de informação falsa são qualificadas para apelação. Para contestar uma classificação, você precisará explicar claramente por que a classificação original é imprecisa. Se você acredita que a classificação do verificador de fatos é imprecisa, pode enviar uma apelação:
- Na parte superior, toque em .
- Toque na notificação de informação falsa.
- Toque em Verificação de fatos completa.
- Toque em Enviar um email para enviar um email diretamente à organização de verificação de fatos independente, a fim de contestar a classificação da sua publicação. Observação: você só terá essa opção se a publicação for qualificada para apelação.
Para ver a lista global de organizações de verificação de fatos independentes e obter as informações de contato delas, acesse a Central de Ajuda do Facebook.