A descoberta de que existe vida fora da internet e que a internet não é feita só do trio zuckebérico (Instagram, Facebook e WhatsApp) foi um divisor de águas na vida de muitos internautas. Quem “navega na internet” já viu inúmeras teorias da conspiração versando sobre o assunto, inclusive culpando determinados partidos políticos (que eu não vou citar o nome) pelo apocalipse, mas a verdade é que até agora não existia uma posição oficial do Almirante Zukerberg sobre o assunto. Não havia, mas agora há!
O seu tech-guru, especialista em marketing digital e influencers favoritos reclamaram que perderam dinheiro, mas quem realmente teve um naufrágio financeiro foi o próprio Facebook. A Bloomberg, estima que a empresa de Palo Alto tenha perdido 6 bilhões de dólares nessas seis horinhas de inatividade e para dar uma satisfação ao público e às empresas que contam com os seus serviços, eles emitir a seguinte carta de desculpas:
Reconhecemos a frustração e a interrupção de negócios causada pela falta de acesso aos nossos serviços e ferramentas de publicidade e pela interrupção das campanhas publicitárias. Nossas equipes de engenharia têm trabalhado o máximo que podem para restaurar o acesso. Nossos serviços estão online novamente e estamos trabalhando ativamente para voltar totalmente às operações regulares. Para mais informações sobre a interrupção, consulte nossa newsroom.
O acesso aos nossos aplicativos e serviços, incluindo nossas interfaces de anúncios e negócios, foi totalmente restaurado. Também confirmamos que os anúncios não foram entregues durante o tempo em que os sistemas estavam offline e que os anunciantes não foram e não serão cobrados pelo tempo em que nossos serviços foram interrompidos. A entrega de anúncios foi retomada e alguns anunciantes podem ver uma entrega acelerada conforme nossos serviços se reestabelecem. Incentivamos os anunciantes a revisar seus lances e orçamentos para garantir que eles reflitam com precisão suas metas de marketing.
Entendemos o impacto que paralisações como essas têm sobre milhões de empresas que usam nossos serviços para encontrar e alcançar clientes. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.
No futuro, continuaremos a fornecer atualizações sobre nossas ferramentas de negócios em nossa página de status do Facebook para Empresas.