A atualização mais recente sobre o número de usuários ativos mensais da gigante de redes sociais totalizaram 1 bilhão e 590 milhões, valor que a empresa compartilhou em janeiro de 2016. Isso representa apenas os usuários de sua plataforma principal. O total de todos os seus principais produtos – Facebook, Instagram e WhatsApp Messenger – acumula quase 4 bilhões de usuários mensais. Mas a supremacia do Facebook não cobre apenas o número de usuários. O Facebook também é uma das empresas preferidas para os anunciantes e investidores em Wall Street.
Além disso, a empresa sediada em Menlo Park, Califórnia teve um começo distinto do ano. Sua unidade, Oculus VR começou a distribuir o sistema de realidade virtual antecipando o Oculus Rift. Em adição, o Facebook lançou a função de streaming de vídeo ao vivo no Facebook e os tão desejados botões Reactions . Ao mesmo tempo, continuará a adicionar bots Messenger e outros serviços para que os usuários possam gerenciar muitos aspectos de sua vida a partir do aplicativo de mensagens.
Local do evento: F8 2016, San Francisco, CA 94123, USA.
Amanhã marca o primeiro dia da conferência anual de desenvolvedores do Facebook em San Francisco, e vai ser um barulhão. No ano passado, o Facebook apenas provocou a perspectiva de ótimos negócios com o Messenger. Este ano, o Facebook está abrindo as comportas. Já existem mais de vinte empresas que vão trabalhar com o aplicativo de mensagens que está se aproximando de 1 bilhão de usuários ativos mensais, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, provavelmente vai anunciar muitos mais na conferência F8 desta semana.
As empresas já acontecem, naturalmente, e se inserem no Facebook já há anos com suas próprias páginas de perfil e feeds de anúncios de notícias, mas raramente tiveram acesso ao Messenger, um ambiente sagrado, até agora, apenas para que as pessoas usem principalmente em conversas com amigos e familiares. Isto porque, enquanto as pessoas enviam mais de 1 bilhão de mensagens para empresas através do Messenger, a maioria das empresas não têm perfis oficiais no próprio Messenger.
Chat-Bots vão inundar nosso mundo digital.
Isso tudo está prestes a mudar, graças aos conhecidos chat-bots. O Facebook vai anunciar nesta semana, no Facebook F8, que uma empresa quando criar o seu próprio perfil oficial no Facebook, também terá disponível o Messenger, que especialmente vai combinar agentes humanos de atendimento ao cliente com agentes digitais inteligentes, os chamados bots, construídos com a ajuda do Facebook. A empresa vai lançar um conjunto de ferramentas para desenvolvedores web que irá tornar mais fácil para eles construir robôs que podem manter conversas simples com as pessoas através do Messenger, em nome das empresas.
Os desenvolvedores têm dito que o Facebook irá publicar APIs (interfaces de programação de aplicativos) e um SDK (kit de desenvolvimento de software) recém reescrito que vai dar às empresas acesso a uma grande rede do aplicativos de bate-papo com os 900 milhões de usuários ativos, por meio de chat bots.
“Haverá diferentes níveis, limites e mecanismos de aprovação”, disse um desenvolvedor.
Bots no Messenger, provavelmente, não vão manter sofisticada conversas a nível de Inteligência Artificial, mas vão realizar simples respostas, mum bate-papo que seguirá caminhos diferentes, como numa árvore de menu. Conversando com um bot de negócios no Messenger também pode não parecer nada comparado a uma conversa com um amigo. As empresas provavelmente vão incorporar os “elementos clicáveis” como botões, menus e formas suspensas, de acordo com Beerud Sheth, fundador da Gupshup, uma empresa de mensagens empresariais que pode-se dizer ser uma “fábrica bot” para as empresas que querem estar em redes como Messenger.
“Pense nele como uma mini-versão de uma página web”, diz Beerud Sheth
Que diz que os bots não tem que estar dotados de software sofisticado, de inteligência artificial para serem úteis; eles simplesmente precisam ser estruturados de forma inteligente e eficiente. Muitas vezes você não terá que digitar respostas completas a um bot, por exemplo, mas basta clicar em uma resposta sugerida.
“Eu experimentei isso mesmo durante uma demo com Kik Messenger, um aplicativo de bate-papo com mais de 200 milhões de usuários, e que foi executado dezenas de bots de negócios em sua rede por um ano e meio. Ele está atualmente conversando com cadeias de fast-food para configurar bots de encomenda de comida no Kik Messenger. Durante a demonstração, eu conversava com um bot representando um restaurante em Waterloo, Canadá, e pediu um copo de Diet Coke e uma refeição principal, antes de pagar pelo bot no aplicativo também. Mais tarde eu conversei com bot de um café nas proximidades, pelo Kik Messenger, para pedir uma xícara de café.”, diz Beerud Sheth
Voltando ao Facebook, o Uber e a companhia aérea holandesa KLM já criaram suas próprias contas no Messenger que você pode conversar. No caso da KLM, feito recentemente, foi possivel verificar informações de vôo e fazer download de um cartão de embarque através do aplicativo de bate-papo. A KLM não vai deixar você reservar vôos, mas o Uber deixa você reservar um carro, tornando-se a primeira e única empresa até agora a permitir transações no Messenger.
Neste momento, o Facebook quer torná-lo tão fácil quanto possível para as empresas grandes e pequenas para configurar bots no Messenger. O Facebook pode, por exemplo, recomendar certos fabricantes de software que fazem bots, para as empresas com base em suas necessidades. Seria uma espécie de “programa de parceria”, de acordo com um conjunto de slides que vazou para TechCrunch.
“Mova-se rápido e quebre as coisas. Se você não está quebrando coisas, então você não está se movendo rápido o suficiente.” (Mark Elliot Zuckerberg)
Aqui está outra maneira, vai atrair empresas. Na semana passada o coordenador do Facebook Messenger, David Marcus, anunciou códigos Messenger, uma série de pontos e traços que circundam numa foto de perfil no Messenger. Digitalizar uma imagem de um perfil com a câmera Messenger no seu telefone e você poderá imediatamente adicioná-lo como um contato. Já que a maioria de nós já têm todos os amigos que queremos no Messenger, esta função provavelmente será destinada a ajudar novos usuários e as empresas a cadastrar seus contatos ou clientes pelo Messenger.
Duas pessoas poderão utilizar Código QRC Mensageiro entre os telefones, mas você pode imaginar um restaurante, companhia aérea ou consultório médico colocar um cartaz de seu próprio código na parede para as pessoas fazerem a varredura da mesma forma que fariam um código QR; uma maneira rápida e fácil de trocar dados com outras pessoas pelo Messenger. Kik já está seguindo o mesmo conceito. Antes de encomendar uma refeição e Diet Coke em Kik Messenger, primeiro tem que digitalizar um cartaz de um “código de Kik” na parede do restaurante, para abrir uma conversa com o restaurante no app Kik. Kik espera para ver cartazes de códigos Kik nas paredes do Burger King e McDonalds tomadas de cima a baixo os EUA, de modo que seus milhões de usuários adolescentes possam começar a encomendar o seu alimento através do app.
A grande questão: Como o Facebook vai ganhar dinheiro com negócios no Messenger?
Uma maneira poderia ser cobrar das empresas para maior exposição no Messenger. O código-fonte visto em backend do Facebook tem uma referência a “empresas sugeridas” no Messenger, de acordo com um relatório recente. E Business Insider vistos recentemente falam de um módulo com o nome “Empresas sugeridas” depois de executar uma pesquisa no Messenger. Isso não seria muito diferente da forma como o Google cobra empresas para anúncios de busca, e ainda tem o potencial para capturar o volume de negócios tão centralizado pelo Google ao longo do tempo.
Os desenvolvedores dizem que o Facebook também pode permitir que esse tipo de negócio de marketing pode ser ampliado para as pessoas e que já contactaram a empresa sobre o Messenger. Seria cobrado por isso como uma forma de publicidade. Isso nos leva a um desafio iminente para o plano de Messenger para, eventualmente, acolher milhares de bots de negócios em sua rede: a linha muito fina entre diversão e marketing inteligente, e spam. Spam-bots há muito tem inundado redes de bate-papo como Kik, e se os bots legítimos sobre estas redes começarem a sentir spam, poderiam dissuadir usuários de voltar para suas redes. “O fato de que um bot agora pode se comunicar com as pessoas, abre a porta para o chamado spam do bem”, diz Gupshup Sheth.
Bots são um projeto extremamente complicado para o Facebook. Os novos bots de negócios no Messenger não vão apenas substituir os milhões de números que os consumidores americanos ligam para pedir pizza ou flores, eles também vão assumir o papel de agentes de serviço ao cliente de resolução de problemas e, potencialmente, anúncios também. Esperaremos uma cautelosa ação ao longo dos próximos meses, com o Facebook mantendo um olhar atento sobre a forma como os seus novos usuários de negócios explorarão este novo território, com muitas novas ferramentas.
Vídeos Live-stream
As aplicações de vídeo continuam a ser uma alta prioridade para a empresa, provavelmente veremos algumas novas funcionalidades em torno de vídeos 360, especialmente no que diz respeito aos Oculus Rift. Nesta conferência oficial do Facebook haverá duas sessões focadas em como os desenvolvedores podem otimizar esse tipo de vídeo para realidade virtual e como utilizá-lo em seus próprios aplicativos.
Talvez verempos quaisquer novos anúncios sobre Facebook ao vivo, especialmente desde que o Facebook lançou novas funcionalidades e capacidades. E desde o seu lançamento, em agosto, o serviço livestreaming é relativamente novo, assim que encontrar maneiras para atrair desenvolvedores tentar falar sobre isso poderia ser um pouco prematuro. No entanto, há pelo menos uma sessão em F8 dedicado a um “olhar por trás das cenas” para streaming de vídeo no Facebook.
Artigos Instantâneos
O Facebook abrirá seu programa de artigos instantâneos (Instant Artivles) na Conferência, permitindo que todos os editores e desenvolvedores possam em sua rede social, nativamente, hospedar seu conteúdo. Os editores de “todo o tamanho” serão capazes de explorar este recurso, intensificando a rivalidade entre Instant Articles do Facebook e o programa Google’s Accelerated Mobile Pages Google. Este recurso oferece aos editores a capacidade de trazer o seu conteúdo para um site não só com uma audiência de massa, mas também uma alta taxa de compartilhamento. Ainda melhor, é um site que é realmente otimizado para dispositivos móveis. A empresa confessa que já está disponível para algumas centenas de editores.
Monetizando o trabalho dos desenvolvedores
Embora o foco do evento desta semana é motivar os desenvolvedores a construir em cima do conjunto de Facebook de ferramentas e produtos, outro aspecto a ser considerado será também como ajudá-los a monetizar seu trabalho. Isto significa que você pode esperar que haja algumas palavras sobre atualizações para o público-alvo da rede Facebook , que estreou em 2014 e estende as capacidades de publicidade da rede social para além do seu site em aplicativos móveis de terceiros.
Com base em um novo estudo que a empresa encomendou , acredita-se que a publicidade nativa será uma parte essencial da monetização móvel até 2020. A pesquisa indica que dois terços de todos os anúncios gráficos para celular será nativa e sugere que os anunciantes gastarão cerca de US$ 53 bilhões em anúncios móveis nativos. O Facebook oinformou esta tendência em primeira mão, tanto que sua adoção do formato de anúncio nativo cresceu 10 vezes desde 2015 e agora compõe 83 por cento do seu “Audience Network”.
O Facebook provavelmente também anunciará que os desenvolvedores do Windows podem entrar na”Audience Network” para anunciar seus aplicativos. O Vice-Presidente Executivo da Microsoft do grupo Windows e Dispositivos, Terry Myerson, revelou os planos da empresa para a rede social no mês passado na conferência Build developer, dizendo que o “Audience Network” e o aplicativo móvel SDK estará vindo para a plataforma Windows.
Outro grande tema é o Oculus VR e os próximos passos da empresa em realidade virtual. O primeiro produto Oculus já começou a ser entregue, de modo que o Facebook pode revelar números de vendas ou falar sobre o que pretende fazer em seguida com a tecnologia. No Mobile World Congress, em fevereiro, uma imagem de Zuckerberg caminhando para o palco enquanto os participantes usavam fones de ouvido Samsung Gear VR foi muito revelador. O CEO do Facebook está entusiasmado com o poder da tecnologia, e será interessante ver se a companhia tem mais a revelar sobre seu caminho para o futuro.
F8 2016 – Registration is Now Open!Come meet with other developers and innovators who are excited about connecting the world! We’re hosting F8, our global developer conference on April 12 + 13, in San Francisco, California.
Posted by Facebook for Developers on Friday, January 29, 2016