Jon Stephenson von Tetzchner… Este nome é a conexão entre Ópera e Vivaldi. Jon foi fundador, criador e CEO em 1995 da Ópera SOftwares, e desenvolveu um web browser (navegador web), em 1996, que ficou conhecido simplesmente como Ópera. Mas em 05 de janeiro de 2010, Jon deixou a empresa e continuou a servir aos eu produto como um simples “conselheiro estratégico”. Mas em janeiro de 2015, após 20 anos de dedicação, resolveu criar um novo navegador: Vivaldi. Por ter percebido que suas idéias não correspondiam mais aos interesses dos acionistas, que pensavam em vender o negócio, enquanto Jon pensava em inovar o navegador, partiu para um novo empreendimento para então realizar seus ideais de navegador web, construindo um novo browser.
Jon informa que o código é próprio do Vivaldi, nada herdou do seu antigo Ópera. O Vivaldi surge para retomar tudo o que foi o Ópera: rico em recursos e funcionalidades. O Vivaldi tende a seguir esse caminho continuamente, por que a intensão de Jon é de que o Vivaldi se torne o melhor browser do mercado. O |Vivaldi não é um mero navegador, ele é uma ferramenta que vai instrumentalizar o seu usuário, que é mais exigente, quer mais do navegador. Enquanto a maioria dos navegadores tendem a manter uma característica mais genérica, falando da mesma coisa de forma diferente, o Vivaldi é criado com a mutabilidade no seu cerne, permitindo ao usuário “vestílo” conforme suas próprias necessidades ou interesses.
A começar pelo princípio da segurança, em virtude de se utilizar da base do Chromium, um navegador aberto, open source. Neste sentido o VIvaldi herda a característica aberta pra agregar funcionalidades de mesma filosofia, à partir da própria comunidade. Quando ainda estava na sua versão Beta, ou inicial, possui uma navegabilidade lenta, precisando de um equipamento robusto pra rodar, mas melhorias tem sido implementadas e Vivaldi navega cada vez melhor.
Algumas características do Vivaldi são:
- Ao iniciar o aplicativo o browser nativamente abre exatamente na situação que o usuário estava quando fechou.
- Pode criar sessões de abertura, onde determinadas abas podem abrir juntas por serem de mesmo interesse e assunto, basta dar um nome pra sessão.
- Barra de abas em miniaturas
- Abas separadas em pilhas
- Cria clones de abas com os respectivos históricos de navegação
- Muitas outras funcionalidades e mais as que ainda virão, logo logo.
Visite o site do projeto e experimente. Será mais um navegador a nos levar pelos “mares” da web. Clique na imagem abaixo.
Veja o vídeo de demonstração do browser abaixo: