No próximo dia 24 de outubro, às 17 horas, a Orquestra Sinfônica Heliópolis levará ao palco do Auditório Ibirapuera composições de um dos maiores gênios da música clássica: Ludwig van Beethoven. Ainda sem venda de ingressos, o concerto será transmitido ao vivo pelo YouTube.
Beethoven não só revolucionou o mundo da música, como também deixou um legado que até hoje influencia compositores dos mais diversos estilos musicais.
No repertório, duas obras magistrais de Beethoven, a Abertura Coriolano e a Sinfonia nº1, num encontro especial: Paulo Galvão, que já fez parte da OSH e hoje é regente preparador do Instituto, estará à frente da regência da obra de abertura. Na sequência, o repertório segue sob o comando do maestro Edilson Ventureli, regente adjunto da orquestra. O maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular da OSH e diretor artístico do Instituto Baccarelli, seguirá fazendo apenas participações especiais na temporada por conta da pandemia.
A história de Paulo Galvão é mais uma entre aquelas compartilhadas e exaltadascom orgulho nesse período em que se comemoram os 25 anos de atividades do Instituto Baccarelli em Heliópolis. Ele já integrou a OSH como violinista no passado e hoje volta para exercer essa nova atividade de regente, comprovando a importância do impulso que recebeu do Instituto Baccarelli no início da sua carreira musical.
A Temporada de Concertos 2021 contempla uma programação com música erudita e popular, alternando repertórios instrumentais – nos segundos domingos de cada mês – e concertos populares – nos quartos domingos do mês, sempre trazendo música e convidados de diferentes estilos musicais.
Como todos os concertos do Instituto Baccarelli, este também vai incentivar a ajuda para a frente Tocando Juntos Por Heliópolis, lembrando que as pessoas, especialmente moradoras de favelas, continuam lutando para sobreviver à crise agravada pela pandemia.
Ainda por conta da pandemia, desde 2020 os concertos passaram a ser transmitidos ao vivo pela internet, pelo canal do YouTube do Instituto Baccarelli. Pensando na qualidade do conteúdo e da transmissão pelas telas, o Instituto firmou parcerias com os melhores fornecedores de áudio, iluminação e vídeo-transmissão para realizar concertos com excelente nível cenográfico e de destaque no mercado. Neste ano, o palco ocupado é o do Auditório Ibirapuera, localizado dentro do Parque Ibirapuera, outro importante corredor cultural da cidade a receber a Orquestra Sinfônica Heliópolis.
A apresentação seguirá o protocolo de segurança sanitária para prevenção contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Baccarelli com base em diversas premissas definidas nos meios cultural e musical, protegendo músicos e equipe de produção. Ainda sem bilheteria aberta, o evento dará acesso a um seleto número de convidados.
Paulo Galvão
Paulo Galvão iniciou seus estudos musicais com seu pai aos 7 anos de idade, tocando violino até os 12 anos, quando trocou o violino pela Flauta Transversal. Aos 18 anos retomou os estudos de violino e aos 19 anos ingressou na Orquestra Sinfônica Heliópolis, no Instituto Baccarelli.
Aos 20 anos iniciou seus estudos de regência com o maestro Roberto Tibiriçá. Mais tarde passou a ter aulas com o maestro Carlos Moreno, onde teve a oportunidade de reger a Orquestra Experimental de Repertório em 3 concertos de câmara na Praça das Artes. Aos 22 anos ingressou como violinista na Academia de Música da OSUSP e aos 23 anos na Academia de Música da OSESP, tendo oportunidade de tocar nas duas orquestras e até hoje sendo convidado para tocar em eventuais concertos.
Mais tarde ingressou no curso de regência da Academia da OSESP, tendo a oportunidade de reger a própria OSESP em duas masterclasses.
Em 2019 participou como maestro preparador em um concerto com a OSUSP. No mesmo ano, ingressou nas masterclasses de regência do professor Cláudio Cruz, com quem também passou a estudar violino. Entre as salas de concertos nas quais se apresentou, estão: Sala São Paulo, Teatro São Pedro, Auditório Cláudio Santoro, Auditório do Ibirapuera, Teatro Bradesco, entre outros. Atualmente é maestro preparador no instituto Baccarelli e integrante do Quarteto Aporá.
Campanha “Tocando Juntos por Heliópolis”
Durante a live, o público poderá fazer doações para a campanha Tocando Juntos por Heliópolis, organizada pelo Instituto Baccarelli com o intuito de minimizar os efeitos da pandemia na comunidade. Com apoio de empresas que apadrinham o projeto e doadores individuais, a campanha já arrecadou mais de 770 toneladas de
alimentos e R$ 1,4 milhões para as famílias da comunidade. As doações ainda podem ser realizadas por meio da página:
https://www.
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Além disso, formou a primeira orquestra do mundo em uma favela, quebrando diversas barreiras. Com direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, a instituição oferece todas as atividades gratuitamente e tem sua sede na comunidade de Heliópolis, onde atua há 25 anos como agente de transformação social por meio da arte. Mais do que dar acesso ao ensino musical, o instituto mostra um futuro com mais perspectivas àqueles que, pela desigualdade, são colocados à margem da sociedade. Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br