A verdadeira face da leitura, uma terapia para a mente e para o corpo
Em diversos filmes, é possível ver algumas pessoas lendo com uma taça de vinho ou uma bebida quente. Bom, infelizmente, não iremos falar das bebidas.
Além de manter o cérebro ativo, o processo da leitura auxilia na assimilação e pode reduz o Alzheimer, pelo fato de estimulá-la. É o que pesquisadores descobriram em matéria publicada pelo El País.
Ser mais criativo e com uma imaginação mais fluida
Quantas vezes é possível iniciar a leitura de um bom livro e transpor-se para dentro dele? Imaginar-se dentro de um conto de fadas ou melhor ainda, em um universo intergalático? Desse modo, pode-se afirmar ainda que a leitura influencia no processo de imaginação, relaxar e, como adicional, no processo de aprendizado.
Ora, faça uma pesquisa, coloque no google “métodos de aprendizado rápido”. É bem possível que você encontre inúmeros artigos relacionados com o processo de leitura e imaginação, ou como há muito nos dias atuais, utilizando gamification.
Se tornar mais atraente aos olhos dos outros leitores
Ler inúmeros tópicos auxilia também no processo de ser um conhecedor de assuntos gerais. Leia sobre filosofia, história, física, química… Você iniciará um processo de abertura do seus conhecimentos a um ponto de conseguir conversar com diversas pessoas e personalidades, se tornando mais interessante para as pessoas.
Ler sobre a vida, descobrir sobre diferentes pontos, torna você muito mais empático. É possível conhecer pessoas, experiências e lugares sem sair de casa, apenas com um bom livro em mãos e a vontade de entrar nesses mundos abertos.
Melhora do vocabulário e nos processos de escrita, fala e leitura
Quer aprender palavras novas? LEIA!
E é claro, quem lê mais, pode ser capaz de falar melhor. Com a expansão do vocabulário, associado ao processo de leitura, é extremamente útil as novas palavras aprendidas nas leituras complementares realizadas ao longo dos anos.
Obviamente, essa pessoa não será um expert em palestras após uma leitura, mas pense no que podemos fazer depois de ler mais de 240 livros – e sabemos que isso pode ser possível, leia o artigo que possibilita a façanha de ler mais de 200 livros por ano.
Aumento dos processos lógicos, críticos e analíticos
Ler um bom livro de suspense, pode nos tornar mais críticos e analíticos. Como? Ao assistir um filme de que gostamos ou que nos prende, começamos a interagir com ele e com as expectativas de quem o escreveu.
Portanto, podemos iniciar nossa busca pelo assassino ou pela resolução dos conflitos apontados na trama, tornando nosso pensamento mais lógico e estruturado.
Auxílio na memória e aprendizado
Se você conseguir lembrar de 20 palavras novas, estará melhorando a memória? Sim! Aplicativos de aprendizado de idiomas utilizam o processo de memorização de novas palavras como forma de aprender novas e melhorar a capacidade lógica – leia o artigo publicado sobre aplicativos de idiomas.
Grande capacidade de foco e concentração
Esse entretenimento é muito positivo, pois, além de todos os benefícios mencionados, pode melhorar a concentração e o foco.
Imagine-se: 20 minutos de foco em um bom livro, esquecendo-se de escrever e-mails, tomando café e olhando as mensagens do celular, conversando com outras pessoas sobre os projetos a serem entregues na próxima segunda. Esse processo estressante de não aquietar o corpo e mente, gera malefícios ao bem-estar.
Auxilia o sono e no relaxamento
Procure relaxar. Entenda que sua saúde é preciosa também. E por falar em relaxar, pode-se dizer que a leitura melhora o sono? Também! Se relaxa, o que maravilhas faz com o seu sono, não é mesmo?
Se você procura uma melhora significativa em seu sono, bem-estar, seu relacionamento interpessoal e torna aquele que lê regularmente, menos propenso a doenças.
Para finalizar…
Que tal pegarmos aquele livro, que estamos a muito tempo querendo ler, e tirar um bom tempo para lê-lo?
Por Pedro Rosemberg
Um Comentário
Pingback: Os assassinos dos livros | Tecnoveste