A comédia brasileira é sempre lembrada quando o assunto é cinema nacional. A Netflix embarcou na onda do besteirol brasileiro e lançou em seu catálogo, o filme “Os salafrários”, e aqui vamos falar sobre essa produção.
Um pouco da história
Clóvis (Marcus Majella) tem infância e adolescência problemática, sem se fixar em um lar familiar. O tempo passa, e quando vira adulto, encontra sua vocação em aplicar golpes (Vendas de artes falsas, furto de dinheiro em conta, não pagamento de despesas, etc.) nas pessoas para se sustentar.
Após um dos golpes dar errado, ele acaba se deparando, no meio de sua fuga, com a irmã Lohane (Samantha Schmütz). Os dois portam muitas diferenças e tem que se virar para escapar das enrascadas em que se encontram.
A estrutura do filme
Seguindo a Narrativa Clássica, acompanhamos os protagonistas Clóvis e Lohane em um conjunto de cenas cômicas. O Roteiro foca no humor brasileiro, principalmente em se tratando de rir da própria situação.
O Rio de Janeiro é palco da história, como ocorre na maioria das produções nacionais de destaque. A trilha sonora é interessante, trazendo nomes que vão de Raul Seixas até Anitta, sendo assim, um complemento ao ritmo da narrativa.
A Direção de Arte é bem ativa, dando aos cenários e figurinos, a vivacidade que estamos acostumados a assistir, focando num visual bem litorâneo do Brasil.
Vale a pena assistir?
“Os salafrários” consegue tirar alguns risos, peca muitas vezes no ritmo da história e tem problemas de emoção no Voice Off (o bom é que ele aparece mais no início e depois deixa as cenas funcionarem por si). Apesar de ser um besteirol, falta um pouco de ousadia na ora de elaborar as cenas.
O longa-metragem aborda temáticas relevantes como a corrupção envolvendo políticos e pessoas que aplicam golpes em outras. Infelizmente estamos familiarizados com essas questões, mas o filme traz de forma leve.
Valer a pena ver… até vale, porém, com algumas ressalvas. Tem momentos para você se divertir, então, se estiver em um dia bem ocioso, e quiser rir um pouco das irregularidades feitas por pessoas de má fé no território nacional, essa é a indicação!
Um Comentário
Anônimo
Alguém sabe a música que toca quando Clovis é preso???