Já deixou de curtir algum lugar com sua companhia porque o volume ou a qualidade do som era inadequada? Já desanimou na pista de dança porque o o DJ cortou a vibe que estava rolando na pista? Já sentiu-se confortável durante aquela compra durante o final da semana porque a som e o perfume da loja de agradaram muito?
Essas situações ilustram como a ambientação de um estabelecimento pode influenciar na hora compra – positiva e negativamente. Para montar um negócio de sucesso, é preciso pensar estrategicamente, pensar em 360º, pensar de maneira Global.
Um campo do conhecimento que sempre existiu, mas que há poucos anos tornou-se uma cadeira individualizada de estudo é justamente o Design Thinking. Já foi dito aqui no Tecno Veste diversas vezes a importância dessa matéria, inclusive ilustrando com as oportunidades criadas pelo Instituto Illuminante em seus ciclos de palestras Terça da Inovação.
Design Strategy preocupa-se com todos os processos que ensejam a relação de consumo, desde a busca de insumos para a elaboração do produto até o momento final de pagamento e follow up com o cliente. Nesse processo, o Design Sonoro é parte importante no processo de contato direto com o cliente, pois pode causar nele sensações que influenciam diretamente na relação de consumo.
O design sonoro consiste na criação e na manipulação de elementos de auditivos para comunicar uma mensagem em suas mais breves nuances. A ideia é que prepare o receptor para absorver a mensagem pretendida pelo emissor, geralmente comunicação de uma marca ou a venda de um produto.
Idealizador do Projeto SyS Beat, Luis Guimarães nos explica que o design sonoro é uma área do conhecimento pode ser aplicada a diversas profissões como a cinematografia, à produções de teatro, música, marketing em rádio, show de música ao vivo, exposições de arte, vídeo games. Elucida que essa área do conhecimento faz parte de uma arcabouço cognitivo maior que envolve assuntos como estratégia de Branding e Design Strategy.
“Tudo é plástico. Não há um aparelho que não tenha plástico, não há nada que consiga escapar deste material. Ok, nem tudo no mundo tem plástico. Um anel de ouro não tem. Mas o que vale é a força da expressão. Então não há nada no mundo moderno que fuga do plástico” – Fernanda Young, escritora e atriz
Traduzida para o Design Sonoro: Tudo é música. Daí se entende que as aplicações do Design Sonoro são infinitas – e especialmente aplicáveis à identidade das marcas por essa área do conhecimento é capaz de oferecer mais uma dimensão das suas identidades – como por exemplo o “plim-plim” da Globo, o som ao ligar e desligar sua TV Samsung, som de inicialização do seu sistema operacional preferido – e atingir seus clientes com uma experiência sensorial que se aproxima mais do seus corações do que dos seus bolsos.
A partir do dos objetivos de identidade dos seus clientes, o Projeto Sys Beat estuda as necessidades e prepara soluções para que esses objetivos sejam alcançados. O Sys Beat é um estúdio que cuida do desenvolvimento de marcas e ambientação de festas para proporcionar aos seus clientes soluções adequadas de design sonoro.
Como parte da Agência Gaas Ideias, o Projeto é o filho mais novo dessa agência brasiliense que nasceu em 2008 e herdou a experiência de Luis Guimarães, que utilizou suas experiências como músico e tecladista para se estabelecer como produtor musical e DJ ainda na adolescência.
No início da década, Luis graduou-se em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda no IESB e especializou-se em Design Estratégico pelo Instituto Europeu de Design. Após a fundação da agência, Luis viu no Design Strategy uma maneira de oferecer soluções mais completas aos clientes da agência.
Ao resgatar meus conhecimentos musicais e de discotecagem, foi possível contribuir para a elaboração de trilhas para comerciais e vídeos institucionais. E o Projeto é procurado por empresas que querem montar rádios online, trilhas para posts, confraternizações.
“Sys Beat é 10% inspiração e 90% transpiração.”
A maior parte do processo para entregar uma solução eficaz ao cliente está relacionada à busca e à organização das informação necessárias para avaliar o cenário a ser enfrentado. São feitas análises ambientais – no caso dos estabelecimentos comerciais – e pesquisa dos conceitos e da missão da empresa – no caso dos das marcas – e começa a fase de testes com ritmos, timbres, velocidades, intenções musicais para que a solução entregue passem as intenções desejas.
A “busca pela batida perfeita” é a história de vida de quem trabalha com design sonoro e os meios utilizados para isso – piano, sintetizador, smartphone – são apenas um ferramentas para que a criatividade do artista se expresse no formato auditivo. Antes da entrega do produto final, é recomendável que testes de aplicação real sejam feitos para verificar como as pessoas reagem aos estímulos criados.
Um compositor nato, Luis Guimarães dá forma aos pensamentos e concretiza projetos em seu estúdio, na suas horas de ócio produtivo e, até mesmo, nas horas gastas em viagens de avião. Ele considera a visita a lugares novos e a redescoberta de bandas antigas uma maneira de se estimular criativamente.
Esse estímulo vem dos projetos em que o Sys Beat se envolve, mas também do estilo do vida que foi elaborado em torno do projeto. No âmbito pessoal, as experiências de vida e as amizades que viveu ao longo dos anos lhe permitiram cercar-se de pessoas produtivas e interessantes; no âmbito profissional, a criação da própria Agência Gaas é resultado da união de profissionais alinhados entre si e com as tendências de mercado.
Dessa maneira, as vidas pessoal e profissional se imiscuem, permitindo que se retroalimentem para produzir experiências diferenciadas que influenciem uma a outra e quem elas tem contato. A admiração pessoal de Luis por certos profissionais e empresas demonstram como esses dois âmbitos da sua vida estão intimamente ligados.
Guimarães faz experimentos no 4Legal Coworking – um espaço que abriga startups, escritórios de advocacia, agências de notícias – e tem interesse especial por marcas que não se deixam restringir pela atual ordem das coisas e acreditam na inovação. Uma das empresas que está no seu radar é a Uber, que tanta polêmica tem causado nos últimos meses.
“Poder criar trilhas para que os seus carros transportem com mais conforto e propriedade seus cliente seria algo interessante.”
Seguir suas paixões é uma coisa que ele não deixa de fazer. Aficionado pelas produções da sua época de criança e adolescente, Luis admira Kraftwerk, um quarteto alemão que surgiu na década de 1970 como os propulsores da música eletrônica e – mesmo sem haver essa nomenclatura na época – do Design Sonoro. Não por acaso, a banda Queen é parte integrante das fontes de inspiração e de referência para o seu trabalho com músicas como “Flash Gordon”, “Love of My Life”, “Bohemian Rhapsody” e o álbum “Queen at Opera”.
O vasto conhecimento dele sobre teoria musical e história da música não o afastaram das novidades dos últimos 20 anos e da música eletrônica (EDM). Por isso, ele é enfático ao destacar sua admiração pela música que gravita entorno dos mundos criados por personalidades como Giorgio Moroder e Daft Punk. Destaca que eles reavivaram a Disco Music e – assim como a Apple fez com os smartwatches – influenciou o mercado de maneira que estabeleceram um novo padrão de qualidade.
O Design Sonoro não está em contato apenas com a indústria fonográfica, mas também com áreas como arquitetura, design de produto, design olfativo etc, pois – como ressalta nosso entrevistado – “hoje o profissional que não enxergar 360, vai se tornar cada vez mais míope“. Na sua concepção é precário pensar na criação de espaços sem imaginar suas possíveis interações visuais ou mesmo sonoras e tanto odores como sons podem, e devem, contribuir para a composição de ambientes físicos mais interessantes.
“A identidade de marca está ligada a tudo aquilo que o consumidor vê, sente, toca e ouve. Somando tudo, a força é maior.”
Com o aumento do acesso à informação por partes da população, que em outras épocas eram relegadas a segundo plano, novas possibilidades foram criadas e hoje estão mais acessíveis equipamentos que estava disponíveis apenas para grandes estúdios de cinema e grandes produtoras de música. Entretanto, Guimarães é enfático ao lembrar que a mágica não acontece por causa da ferramenta, mas por causa da aplicação de conhecimentos e técnicas por parte de profissionais comprometidos com a entrega de resultados.
Isto é o que o Projeto Sys Beat entrega: soluções integradas baseadas na análise dos problemas e das necessidades do cliente e elaboradas de maneira a se adequarem às realidades e às intenções das marcas e empresas. Por isso, o Projeto pretende receber em um futuro próximo profissionais das mais variadas áreas para compor a equipe.
Se você tem interesse em saber mais do trabalho deles, quer integrar a equipe ou busca uma solução inovadora para sua empresa, entre em contato com ele:
Luis Guimarães, sócio-diretor e diretor de criação
Para ouvir boa música: www.mixcloud.com/sysbeat
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