Quando o Periscope foi lançado, em março de 2015, ele foi pensado para fazer frente ao Facebook Live ao, quase finado, Meerkat. O imediatismo provido pelas comunicações na internet levaram a produção de notícias a um novo patamar. Ninguém mais espera chegar em casa para ver a TV e saber o que aconteceu no universo político, por exemplo, e por isso mesmo é que a transmissão ao vivo a partir de dispositivos móveis se tornou tão importante.
O aumento na qualidade das imagens e a melhoria no posicionamento das câmeras pode trazer elevada qualidade às transmissões ao vivo pela internet, mas nada é mais imersivo do que um vídeo em 360 graus. Mesmo que você não esteja utilizando um dispositivo de realidade virtual, como o HTC Vive ou o Oculus Rift, com esse tipo de imagem, é possível capturar momentos únicos e ter uma perspectiva mais pessoal dos eventos ao vivo.
O Youtube já testa esse recurso há alguns meses e agora é a vez do Periscope. É uma experiência diferente do que estamos acostumados e a interface bem desenhada do app, permite que você viaje na viagem do usuário que faz a transmissão. Para ver nas diversas direções possíveis, basta você mover o seu smartphone para onde quer olhar se você estiver utilizando um dispositivo móvel. É como um portal para o mundo!
Para diferencias os vídeos que são Live 360 e os normais, basta observar a marcar em vermelho na imagem do vídeo antes de começar a assisti-lo. Os vídeos em 360 graus ainda não estão disponíveis para todo mundo, mas em breve um número maior de usuários terá acesso à essa funcionalidade.