Em algum momento de nossas vidas, buscamos conquistar alguma coisa. O carro ou a casa própria, o ingresso na Universidade. Existem, no entanto, formas de concretizar os sonhos, e uma delas é por meio do planejamento. Planejar é fundamental, mas antes de mais nada é necessário compreender o conceito e as bases de um planejamento eficaz.
De acordo com o JCRM Coaching, o ato de planejar consiste em criar antecipadamente uma ou mais ações, desenvolvendo, assim, estratégias programadas para atingir um determinado objetivo de curto, médio ou longo prazo.
Portanto, o planejamento pessoal, em sentido amplo, é o ato que desencadeia uma série de outros atos, pois, um planejamento inicial determinará a elaboração de diversos planejamentos suplementares que, ao final, o levará ao plano de concretização.
E por que dizemos que o planejamento é tão importante em nossas vidas ? Simples. Imagine um engenheiro civil que não planeja a construção de uma casa, como a avaliação do terreno, as medidas necessárias, o material utilizado… Imagine qual seria o resultado final dessa casa sem os devidos cuidados que um planejamento requer ? O resultado seria um verdadeiro desastre.
Planejar é pensar, repensar, buscar, praticar, concretizar. Quem planeja é capaz de buscar soluções mais assertivas. O hábito de planejar nos torna seres humanos altamente eficazes, conscientes de um propósito cuja performance está na capacidade de planejar e executar tarefas.
Para que um planejamento dê certo, é necessário seguir algumas orientações básicas. A primeira é definir o foco, saber exatamente o que quer. Quem não tem foco, muito dificilmente colocará o planejamento como prioridade. A segunda é identificar o seu status do momento. Saber qual situação você se encontra é ideal para ter um ponto de partida e saber exatamente o que buscar. A segunda orientação justifica a primeira. A terceira e quarta orientação são muito parecidas, mas precisam ser colocadas em prática no momento certo.
Analisar perdas e ganhos e alinhas metas e propósitos de vida. Pode parecer que não, mas um planejamento implicará, em algum momento, em renúncia/perda. Isso é natural, afinal de contas, o ponto de partida delimitará o será deixado para trás e o que será buscado a partir de então. Com o passar do tempo, você deverá alinhar as metas, pois poderá acontecer um imprevisto. Observe que a palavra ”poderá” já indica uma situação que deve ser pensada já de antemão. E por que? Simples. Se aquela meta não for, por ora, importante, ainda dará tempo de retomar as metas anteriores de acordo com o prazo (curto, médio e longo).
Por fim, quero destacar aqui a atuação de um profissional que tem sido muito útil no quesito planejamento de vida e carreira: o coach. A metodologia do coaching revela técnicas desenvolvidas por profissionais gabaritados, cujo foco principal é o planejamento para desenvolver ações que levem à conquista do sucesso. Cada meta pode ser adaptada de acordo com os desejos e necessidades de cada um, considerando o seu nível de satisfação com o estágio atual onde se encontra.