Uma das grandes fronteiras tecnológicas do nosso tempo – além das baterias – são os pagamentos. Seja através das cripto-moedas (cripto-currencies) ou eliminando atravessadores no sistemas de pagamentos para pequenas empresas como o Payleven e PagSeguro, temos sempre buscado maneiras mais inteligentes de efetuar as transações comerciais cotidianas. Segundo Andrew Aude, até mesmo o Facebook já tem preparado um sistema de pagamento online que funcionará através do aplicativo Messenger.
Uma das soluções mais inteligentes do momento é o Plastc, um cartão com tela de e-paper/e-ink, da mesma expessura de um cartão convencional e sensível ao toque. O seu principal concorrente, o cartão Coin, foi criado antesm, mas tem muito menos opções de utilização.
Com o Plastc você pode, através de uma tela sensível a toque, ter acesso às informações de todos os seus cartões cadastrados, ver a bandeira do cartão, seu número e data de expiração, bem como a foto e assinatura do proprietário na hora da utilização. Ele funciona nas máquinas comuns de cartão e em caixas eletrônicos, tanto com a faixa magnética como com o Chip EMV, além de ter capacidades de ser utilizados com aparelhos compatíveis com a tecnologias RFID e NFC.
A bateria recarregável tem formato achatado para caber dentro do próprio Plastc e pode ser carregada – sem a necessidade de fios – em um “dock” que pode ser ligado em qualquer entrada USB. É interessante notar que, apesar de toda a tecnologia embutida, o cartão não pesa mais do que 25 gramas, tem a expessura de 5 cartões de comuns e a bateria dura por cerca de 4 dias!
Pensando na segurança do usuário e nas potencialidades futuras do cartão, o Plastc permite atualizações de firmware e elas acontecem enquanto o cartão é carregado. Para implementar ainda mais a segurança do usuário:
- você pode adicionar um código de bloqueio no próprio cartão;
- o Plastc tem um sensor de proximidade que manda alertas para o seu celular quando você se distancia dele;
- se você ficar muito tempo longe do cartão, todas suas informações pessoais armazenadas são automaticamente deletadas;
- tem chip EMV compátiver com as mais novas máquinas de cartão do mercado;
- o reconhecimento facial do aplicativo que acompanha o Plastc permite que somente pessoas autorizadas possam adicionar informações ao sistema biométrico integrado;
Por enquanto, o Plastc está disponível apenas nos Estados Unidos, mas funciona em todos os lugares que aceitam cartões comuns. Além de cartões de crédito e débito, você também pode adicionar cartões de fidelidade e gift cards.
Plastc é uma solução completa para quem quer ter uma carteira mais fina e organizar os cartões para cada uma das atividades do dia a dia. Com a certeza que novas funções serão adicionadas ao longo do tempo, o usuário do cartão por ficar tranquilo com relação à segurança e aceitabilidade do cartão, pois a equipe por trás da tecnologias é formada por profissionais experientes na esfera dos pagamentos online.
Um Comentário
Renato Matos
Nenhum empreendedor brasileiro pensou nisso?
Pingback: Cemitério de Startups elenca os projetos mais ambiciosos que não deram certo - Tecnoveste