Os e-sports consistem em atletas de jogos de videogame, que ganham a vida jogando. Os atletas normalmente são contratados por times profissionais de videogames, recebendo um salário mensal além das premiações dos torneios.
Os times são parecidos com times de futebol, tem toda uma organização e hierarquia, além de patrocinadores, e os torneios são organizados por grandes empresas do mundo do games, como por exemplo a Valve, empresa de jogos e que também é responsável pela loja on line Steam, que realizou em janeiro, o eleague major boston, um torneio mundial de Counter Strike Global ofense.
Principais Brasileiros
Indicado ao prêmio de melhor jogador de e-Sports do ano na edição de 2017 do The Game Awards, o “Oscar dos games”, Marcelo David, mais conhecido como “Coldzera” é considerado um dos melhores jogadores de Counter Strike do mundo e joga pelo time SK Gaming.
Outro que se destaca em terras Brasileiras, Joseph Touma, mais conhecido como “Tecnosh” é outro jogador brasileiro conhecido mundialmente, este, por sua vez, no mais recente fenômeno dos games, Player Unknows Battlegrounds, e foi recentemente contratado pela Luminosity Gaming.
E não estranhe estes apelidos, afinal de contas, os jogadores profissionais de videogame, são conhecidos neste meio exatamente pelos seus apelidos, um outro brasileiro que serve de exemplo, Gabriel Toledo, conhecido como “Fallen”, foi eleito em 2015 como a pessoa mais influente dos e-sports brasileiro, além de ser o fundador da CS:GO Games Academy, empresa voltada ao mundo competitivo dos videogames.