
Design é função não forma!
(Steve Jobs)
O amigo feliz do Mac!
Para uma simples máquina o Mac tem realmente uma personalidade. É uma das razões que nós a amamos, mesmo quando não está fazendo nada ou sendo usada. Ela ainda tem um ícone de cara sorridente, conhecido por todos como o Mac feliz.
A Microsoft, por outro lado, teve um clipe de papel que parecia doidinho. O Mac, pelo menos, tenta se conectar com o ser humano por trás do teclado, enquanto a Microsoft simplesmente puxa a gaveta de papel carta.
O original do Mac feliz foi projetado pela iconistica chefe da Mac Susan Kare, em novembro de 1983. Ela traduziu artigos de mesa padrão em belos pequenos ícones de bitmap. Mas, a menos que você ache estranho gostar do ícone do cachorro parecido com uma vaca, sua maior obra foi a simpática carinha feliz do Mac.
Não há nada mais tão forte como ela. O Windows tem um logotipo colorido, mas sem graça, sofisticado apenas. Linux tem um pinguim. Android tem um robô verde. O iPhone e iPad são especialmente similares, são anônimos. O Mac feliz realmente é uma alegria, possui algo especial.
Quando começou, em um velho Mac, o ícone de arranque era um Mac compacto com um largo sorriso, acompanhado de um acorde musical. O ícone do Mac feliz mostrava que a inicialização tinha começado com êxito. Ele não precisava sorrir, mas a intenção era adicionar um pouco de calor ao seu dia – a menos que você estivesse desesperado tentando reiniciar uma vez mais antes de uma correção, onde o rosto sorridente passou a ser aquele que você queria dar um soco.
Gêmeo do mal do Mac feliz, o Sad Mac, iria aparecer se houvesse um problema de hardware. O Sad Mac teve a sua própria melodia, pouco conhecida, como A harmonia da morte. A Sad Mac não era apenas triste, parecia que tinha tido um acidente vascular cerebral, foi espancado e depois teve seus olhos costurados.
O Mac feliz tinha começado com um pouco de cor em suas pequenas bochechas quando usou processadores PowerPC, e Setembro de 1994 do Sistema 7,5 o Mac original foi abandonado e passou a usar um rosto super alegre azul mais largo em frente e verso, lado-a-lado. Até agora esta versão – com um pouco de gloss OS X Aqua – manteve-se como a carinha feliz do Mac.
As formas e tamanhos dos ícones foram ajustados para proporcionar um ritmo visual melhor na tela. Ícones são ou um círculo (para aplicativos), quadrados (utilitários de sistema), ou retângulo inclinado (ferramentas de aplicação).
Talvez o rosto sorridente do Mac feliz seja um pouco presunçoso, como a maioria dos usuários de Mac quando confrontado com a interface do Windows ou do Linux, mas, pelo menos, tentou fazer brilhar alguma luz nos dias do usuário macmaniaco.