Saudações a quem nos ouve, neste Minicast, da tecnoveste, gostaria de responder a esta pergunta. Quem inventou o computador?
Presper Eckert filho único de um milionário do ramo imobiliário da Filadélfia?
Howard Eiken, um doutor pela universidade de harvard abandonado pelo pai?
John Mauchly, que pertencia a uma classe de cavalheiros cientistas que frequentava casas aristocráticas e outros ambientes exclusivos?
John Atanasoff, filho de um engenheiro que trabalhava na indústria que Thomas Edson administrava?
Konrad Zuse, um engenheiro alemão obcecado por mecanizar o tedioso processo de resolução de equações matemáticas?
No livro Os Inovadores as análises feitas foram as seguintes:
Partindo do conceito doDicionário The Oxford English Dctionary temos:
“ Equipamento eletrônico que é capaz de receber informação (ou dados) em uma forma particular e de desempenhar uma sequência de operações de acordo com um conunto pré-determinado, mas variável de instruções procedimentais (os programas) para produzir um resultado.”
à partir daí podemos considerar o seguinte:
A máquina de Zuse era eletromecânica, utilizáva-se de interruptores de relés.
A máquina de Atanasoff era parcialmente eletrônico, a memória e a recuperação de dados envolviam tambores mecânicos rotativos.
O grande computador Colossus pecava por se tratar de um computador de finalidade especifica que era decifrar códigos de guerra alemães, o que o descaracterizava-se do conceito por não poder ser possível utilizá-lo para outra coisa.
O Grande Mark I ficou fiora também, por ter sido eletromecânico, não totalmente eletrônico.
Restando podermos definir o ENIAC, completado por Presper Eckert e John Mauchly, em novembro de 1945. Era totalmente eletrônico, super-rápido,programável por conexões de cabos e paineis, mudava as operações baseado em resultados parciais, se encaixava totalmente na definição de uma máquina completa de Turing de propósito geral, podendo realizar, em teoria, qualuer tarefa. E o mais importante de tudo na época: funcionava.
Umo utro ponto importante foi que o ENIAC foi base de construção para os demais computadores que surgiram, isso é muito importante no processo de invenção: o invento precisa contribuir com algo para o fluxo e continuidade na história, ela não deve ser estanque, ela deve ser implementável, aproveitando todas as suas características.
E foi assim que definiu o ENIAC como o primeiro e verdadeiro computador a ter sido criado nesses tempos tão pouco remotos, a apenas 70 anos atrás.
No site tecnoveste.com.br e nas redes sociais facebook, instagram, google plus e twitter você pode acompanhar mais sobre vários assuntos.
Eu sou João Kzam, o senhor da busca, sempre trazendo notícias sobre tecnologia para você.