Olá, eu sou João Kzam, a voz dos minicasts do TecnoVeste! Este nosso minicast faz parte de uma série olímpica de informações. Falarei sobre os Jogos Olímpicos, o que são e o que significam neste momento para o Brasil.
O QUE SÃO OS JOGOS OLÍMPICOS
Os Jogos Olímpicos são únicos. Não existe movimento global tão grande ou maior. A Copa do Mundo se restringe ao futebol e mesmo sendo um grande evento não tem a força motriz de unir e reunir os povos como tem as olimpíadas. São atletas de todo o mundo sendo vistos de perto e longe por centenas de milhões de espectadores.
Cada um dos cinco anéis sobre a bandeira olímpica representa um continente: a Ásia é pelo anel amarelo, a África pelo anel preto, a Europa pelo anel azul, a Oceania pelo anel verde e a América pelo anel vermelho. As seis cores, contando com o branco, simbolizando a natureza internacional dos Jogos, aparecem em todas as bandeiras dos países quando criada em 1896, a Primeira Olimpíada da Era Moderna realizada em Atenas.
O objetivo do Movimento Olímpico promovido pelo evento é estimular a prática do desporto em todo o mundo e divulgar os valores olímpicos que são: A AMIZADE daquele que estende a mão como a um amigo em busca do entendimento. O RESPEITO que é considerar positivamente as escolhas dos demais. A EXCELÊNCIA em dar o melhor de si, tanto no esporte quanto na vida.
O QUE SÃO OS JOGOS PARAOLÍMPICOS:
Os valores paraolímpicos difundem: A DETERMINAÇÃO que dá ao competidor confiança. A CORAGEM que nos move na certeza de fazer o certo. A IGUALDADE que é qualidade de ser o mesmo em quantidade ou medida, valor ou status, assegurando imparcialidade, oportunidades e tratamentos iguais.
Abrindo um parêntesis, o nome Paraolímpico foi originalmente a contração de “Paraplegia” e “Olimpíada“. Hoje muitos outros grupos de limitações físicas tornaram este conceito inadequado. A explicação atual é de que deriva da preposição grega “para” que significa “junto a” ou “ao lado de” e, portanto, refere-se a uma competição realizada em paralelo com os Jogos Olímpicos.
OS IMPACTOS FINANCEIROS E CONÔMICOS DOS JOGOS NO BRASIL:
Segundo levantamento da Fundação Instituto de Administração, elaborado para o Ministério do Esporte, o impacto na economia brasileira ultrapassará os R$ 100 bilhões, até 2027. Tem-se também os números que envolvem as olimpíadas Rio 2016, sendo a fonte das informações a Secretaria da Aviação Civil, da Cidade Olímpica, Rio 2016. 205 Países. 10.500 atletas olímpicos. Resultando em média em 51,22 atletas olímpicos por país. 10 chefes de estado. 350 mil turistas no Rio de Janeiro. 1 milhão e meio de passageiros só no aeroporto do Galeão. 7,5 milhões de ingressos, onde 3,8 terão valor até R$ 70. 10.500 atletas paraolímpicos de 178 países, média de 58,99 atletas paraolímpicos por país, disputando 528 medalhas em 12 dias em 20 locais. 3 milhões de passageiros nos aeroportos, sendo 400 mil estrangeiros. 30 milhões de itens serão adquiridos e alugados pelo Comitê. Serão 60 mil cabides. 40 mil camas. 40 mil colchões. 40 mil cadeiras. 306 provas com medalhas disputadas em 17 dias. 33 locais de competição. 25 mil jornalistas credenciados. Destes 8 mil são repórteres. 3 mil são fotógrafos. 10 mil repórteres virão cobrir matérias sobre o entorno dos jogos em locais que não exigem credenciais. 45 mil voluntários. 85 mil profissionais terceirizados. 8 mil funcionários. 24 mil bolas foram adquiridas. 17760 bolas de tênis. 29,5 giga watts de energia serão necessários para alimentar tudo o que movimentará o evento. 6 mil toneladas de alimentos.
O CENTRO INTERNACIONAL DE TRANSMISSÃO – INTERNATIONAL BROADCASTING CENTER (IBC)
E pra finalizar, serão 70 emissoras de todo o mundo nos estúdios do Centro Internacional de Transmissão, o International Broadcasting Center (IBC), dois prédios com um total de 79 mil m2 de área construída e capacidade para mais de 10 mil pessoas. No Brasil as emissoras serão Globo, Band e Record.
Fontes:
http://www.brasil2016.gov.br/pt-br
Visite nosso portal de conteúdo multimída, o TecnoVeste.com.br, siga-nos nas redes sociais e compartilhe esse conteúdo com os amigos e suas redes. Torne o nosso conteúdo acessível aos demais. Até nossos próximos minicasts da série olímpica.