Hoje comemoramos 467 anos de São Paulo. Ao olhar para trás, vemos que o crescimento rápido, desenfreado e não planejado do que se transformou na maior cidade do hemisfério sul, resultou nessa capital muito espraiada, carro-dependente e extremamente desigual entre centro e periferia.
Consequências? Falta de mobilidade que, entre outras coisas, separa quem mora longe das oportunidades concentradas nos centros, enchentes, ar e rios poluídos, déficit habitacional, condições precárias de moradias, população em situação de rua…
Ufa! A lista é grande, os desafios também. Todo mundo sabe que não é fácil, mas solucionar esses problemas é possível sim. Cidades ao redor do mundo, por exemplo, tem investido em tecnologia aplicada à prestação de serviços urbanos, e com políticas públicas disruptivas, estão conseguindo resolver problemas parecidos com os nossos.
Não é preciso inventar a roda. Projetos menores e ações locais que já estão gerando impacto positivo, com aplicação de inteligência e investimento podem dar início para grandes transformações. É preciso começar e depois escalar. Começar aplicando soluções em uma rua, em condomínios, comunidades, bairros e, por fim, ter uma cidade mais inteligente, justa e sustentável.
Esse não é só o meu desejo para o #Sp467, mas parte do meu trabalho e ativismo que estará dedicado nos próximos anos a buscar soluções nacionais e internacionais por uma #SpMaisInteligente. Acompanhem que vou compartilhar tudo por aqui. ❤️ E qual é o seu desejo para o #AniversárioDeSãoPaulo? Comenta aí 🎉