Sempre que pensamos em futebol americano já vem a nossa cabeça um esporte masculino (o que já contamos para vocês aqui no Tecnoveste que não é bem isso) onde usa-se capacete, ombreiras por baixo da roupa e temos “porrada liberada”. Mas hoje vamos te contar que não é exatamente assim!
O futebol americano pode ser praticado de muitas formas, inclusive nos tempos atuais, temos até campeonato de e-sport do nosso football. Mas e então, o que é o tal flag que o título da matéria te contou que vamos falar hoje?
O FLAG
Flag Football é uma modalidade do futebol americano que se joga com a bola oval e bandeiras (flags) na cintura. Mas vai um tanto além de apenas isso!
Esse jogo pode ser feito com 5 jogadores de cada lado (5×5), seis (6×6), sete (7×7), oito (8×8), etc. As modalidades mais comuns de serem praticadas no Brasil são a 5×5 e a 8×8, mas na praia, o esquema é 4×4.
Para facilitar o entendimento, o flag football pode ser comparado ao jogo de rouba bandeira, que costumávamos jogar na infância, porque ao tirarmos a bandeira da cintura, o jogo para, e recomeça daquele ponto até que um dos times chegue ao final do campo e marque o touchdown.
Essa forma de se jogar football é mais barata que a modalidade equipada, já que tem como equipamentos obrigatórios chuteira, meião, uniforme do time, flags na cintura e protetor bucal. Enquanto o fullpads (equipado) exige investimento em ombreias, capacete e outros equipamentos de valor um pouco “salgado”. Vale dizer que a bola é a mesma em ambos os tipos de futebol americano, podendo diferenciar o tamanho se forem jogos de equipes masculinas ou femininas.
A maior diferença entre as modalidades é o fato de o flag football não ter contato entre os praticantes, em quando no fullpads por causa das proteções, temos contato direto entre os praticantes.
SOBRE OS JOGOS
Para a realização de jogos precisa da pintura do campo traçando as jardas, as laterais e o final do campo, mas o campo da modalidade é menor que no tipo de jogo com equipamentos; no fullpads também temos o ípsilon no final do campo, enquanto no flag não.
A pontuação na modalidade se limita ao touchdown (que vale seis pontos) e a conversão do ponto extra (que vale dois pontos). Não existe chute por causa das dimensões do campo, que, como explicamos, tem tamanho reduzido.
Atualmente existem campeonatos masculinos e femininos por todo o Brasil. E a modalidade conta com campeonatos estaduais além de um campeonato nacional e torneios da modalidade que podem ser disputados durantes finais de semana e feriados prolongados.
O torneio estadual mais tradicional do país acontece no estado de São Paulo, onde o flag football tem muita força, porém, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Amazonas e Rio de Janeiro são estados que regularmente promovem torneios durante a temporada.
CURIOSIDADES DO FLAG FOOTBALL
– A partir do ano de 2022 a modalidade foi incluída nos jogos mundiais, e tem grande possibilidade de chegar as olimpíadas!
– A seleção brasileira feminina já participou de quatro copas do mundo de flag football. E sua melhor colocação foi em 2018, terminando o torneio em quarto lugar.
Agora é com você, o que dessa outra forma de jogar futebol americano? Estamos ansiosos pelo seu comentário!
Lembrando que publicamos textos todos os domingos, e contamos com vocês para nosso football crescer mais a cada dia. Que a bola oval possa voltar a voar em campo em breve!