Hoje o Quimera vem falar sobre futebol americano feminino. Mas por que logo do feminino? Porque nossa equipe nasceu para incentivar e não permitir que meninas desistissem do sonho de praticar esse esporte que só não ama quem não o conhece.
Quando falamos de esportes diferentes, já vem aquele questionamento: “mas no Brasil existe isso?” Sim! No Brasil existe muita coisa além de futebol, e mulheres costumam praticar todas as modalidades que elas queiram, como tudo o que elas queiram fazer.
Resolvemos perguntar para algumas meninas do nosso football, o porquê o ser atleta mulher é tão difícil, principalmente aqui no Brasil, e elas nos contaram o que pensa sobre isso!
“Na minha opinião a dificuldade de ser atleta de FA e mulher vem dos seguintes pontos: a sexualização dos nossos corpos, e o preconceito em ficar dizendo sempre que somos fracas. Claro que o corpo da mulher é diferente do homem, mas com treinamento adequado podemos sim adquirir muita força, além de sermos resistentes.”, nos disse a Bárbara que atua como linebacker.
A Yasmim, que joga como runningback pontua que “ser mulher atleta é atravessar várias coisas, é vencer preconceitos e quebrar o conceito de feminilidade, é entender que muitas vezes nossas conquistas vão ser rebaixadas, é entender que não vão ser todos que vão nos apoiar, é se empoderar e empoderar mulheres ao seu redor, é ser espelho. Ser mulher atleta é enfrentar todas as dificuldades de ser uma mulher!”.
O que percebemos ter sido quase unanimidade é a percepção de que talvez as minas não se sintam bem recebidas no mundo do esporte, e que para elas, ser diferente além de ser mulher, a faz ter que lutar e abrir ainda mais seu espaço.
Para completar, ainda tem a falta de incentivo, seja financeiro ou apenas apoio para não desistirmos de nossos sonhos. Foi disso que falou wide reciver a Leticia: “Desde a infância, não há incentivos para as meninas no esporte igual há para os meninos. Nesse quesito, sempre fomos colocadas de lado e inferiorizadas, como por exemplo: “você joga igual uma menininha”. Isso faz com que grande parcela das mulheres se sinta desmotivadas em tentar jogar qualquer esporte por sentirem que nunca vão alcançar as expectativas dos outros ou nunca vão conseguir “jogar bem igual um menino”.
Para completar, a Leticia ainda diz que “Outro motivo que vejo que desanima muito as mulheres próximas a mim são os julgamentos quando entramos em campo, sempre vão criticar a forma que jogamos além disso, vão criticar nossa aparência e nossos corpos.”
Vale dizer que ser mulher é lidar com nossas inseguranças o tempo inteiro, e em muitas situações somos questionadas sobre isso, e por vezes isso nos “estimula” a não tentar. Mas pensando nisso, também perguntamos qual a dificuldade de fazer uma equipe feminina do nosso football vingar, e elas também nos contaram!
A Elisa, uma de nossas melhores atletas de nossa linha ofensiva deu uma aula (não podíamos esperar menos dessa doutora): “São tantas as barreiras a serem quebradas, mas o principal, penso eu, é a falta de incentivo e divulgação, que poderiam melhorar a imagem que o público feminino tem do esporte e assim atrair mais mulheres. Eu mesma sempre vi o FA como um esporte extremamente violento e nunca imaginei que poderia (e conseguiria!) jogar. Hoje a minha visão sobre o esporte é completamente diferente e o que eu pensava antes era de fato pura ignorância, o FA é um esporte inteligente e democrático, que todos podem jogar.”
Mais uma atleta que completa algumas coisas que confirmam a dificuldade de uma equipe feminina foi o que a Suellen, que atua como wide ricever apontou: “Acho que são 3 tipos de preconceitos: o primeiro seria por conta do gênero, o segundo seria por conta da falta de conhecimento sobre o FA e o terceiro por acharem que é um esporte violento.”
Nós do Quimera vemos que todos podemos fazer a diferença, e quando meninas desejam ser diferentes elas se tornam ainda mais incríveis. Foi isso que nos mostrou essas mulheres incríveis dentro e fora do campo! Deixamos aqui nosso agradecimento por responderem nossas perguntas!
Agora é com você, o que pensa sobre as dificuldades de mulheres atletas? E qual é a dificuldade de um time, de esportes como o futebol americano, conseguirem vingar? Estamos ansiosos pelo seu comentário!
Lembrando que publicamos textos todos os domingos, e contamos com vocês para nosso football crescer mais a cada dia. Que a bola oval possa voltar a voar em campo em breve!