Uma das perguntas mais frequentes na atualidade, “Por que tal pessoa é diferente de outra pessoa?”, muitas pessoas têm escolhas diferentes umas das outras o que acaba fazendo com que pessoas tenham opiniões diferentes e não concordem umas com as outras em determinados assuntos. Neste texto, veremos o que pode cooperar com nossas escolhas e decisões, isto é, fatores que fazem com que tomemos certas decisões.
O livro “Psicologia para leigos” de Adam Cash, graduado em psicologia pela Loma Linda University, é para aqueles que desejam ingressar em psicologia ou saber pelo menos alguma coisa sobre psicologia. No livro, Adam diz que as pessoas tomam suas decisões baseadas em suas crenças, isto é, baseado naquilo que cada um acredita, acha que é correto ou não, cada um têm sua crença, ao longo deste texto veremos mais fatores que cooperam para nossas escolhas, o que move nossas crenças e aquilo que acreditamos.
Sociedade e Cultura
Outro fator que coopera com as escolhas é a “sociedade”, ou melhor dizendo a “cultura” na qual a pessoa nasce/cresce. A construção do caráter de uma pessoa é afetada pela sua cultura e onde ela viveu, desta maneira, faz parecer com que ao duas pessoas de culturas diferentes se conhecerem, irão conversar não só em idiomas diferentes, mas também de maneiras diferentes. Uma pessoa que nasce em um local pobre, tende a ter maior respeito e sensibilidade às coisas que têm e ganham, fazendo com que economizem para sobreviverem, diferente de pessoas que nascem em famílias que têm melhores condições.
Religião
A religião é mais um fator que influencia nas escolhas. Um jovem que se converte à uma religião, pode ou deve seguir as regras da mesma, se ele não poder comer algo, ele tende a evitar o alimento. Se não poder se vestir de tal maneira, ele tende a escolher roupas que andem de acordo com sua religião, e em certas atitudes e momentos da vida, ele lembrará de suas experiências e conselhos que seus mestres ou pastores o ensinou, fazendo com que sua religião influencie em suas escolhas.
Parentesco
Por fim, outro fator, e o que é mais influenciado nos dias de hoje, é o de parentesco, pais, tios, avós, avôs, ensinam um jovem de uma maneira, que muitas das vezes, pode ser diferente da cultura, religião e sociedade. Ao observar seus pais, um jovem também pode aprender coisas diferentes, se ele vê os pais brigando todos os dias, ele pode crescer achando que aquilo é normal e acaba sendo afetado por aquilo, ou, evita brigar com sua cônjuge, fazendo com que aprenda e não cometa os mesmos erros de seus parentes.
Todos os fatores cooperaram para dizer que somos guiados por nossas crenças, coisas que acreditamos e tentamos seguir e fazer parte de nosso dia-a-dia. Dentre tantos fatores, neste pequeno artigo citamos os mais visíveis, acha que faltou algo? deixe um comentário!