A NASA chegou em mais um ponto muito importante antes do voo do helicóptero Ingenuity: colocar o helicóptero em solo marciano, em condições para o voo. Essa grande façanha foi confirmada nesse sábado (03 de abril) pela equipe do Jet Propulsion Lab (JPL/NASA) que divulgou uma imagem feita pelo rover Perseverance
do Ingenuity no solo, em Marte.
O pequeno helicóptero foi para o planeta vermelho em um compartimento na parte inferior do rover Perseverance. Para entrar nesse compartimento, o Ingenuity teve várias partes “dobradas”
, portanto, antes de colocá-lo em solo marciano, todas essas partes foram “desdobradas”. Todo esse processo levou vários dias, já que qualquer falha, como a perda de uma hélice ou uma perna do helicóptero, poderia resultar na perda total da missão.
Com sucesso desse procedimento de liberação do Ingenuity, a NASA planeja fazer o primeiro voo de teste no dia 11 de abril. Depois de deixar o pequeno helicóptero no local previsto para o teste, o rover Perseverance vai se afastar 60 metros para acompanhar
os testes, bem como ficar em uma região segura para evitar que aconteça algum tipo de colisão entre os dois.
Os comandos para a operação do Ingenuity são enviados aqui da Terra e são transmitidos através do rover para o helicóptero. Após liberação do rover, o Ingenuity passou a
funcionar de forma independente, logo as baterias do helicóptero passaram a ser alimentadas pelos painéis solares. Além disso, o controle térmico, em alguns momentos, passou a ser feito com essa energia que fica armazenada nas baterias, algo que também é bem crítico, já que a temperatura na cratera Jezero (local onde está o Ingenuity)
pode chegar a -90 graus Celsius.
O voo do Ingenuity em Marte é algo bem desafiador, pois a atmosfera em Marte é menos densa que a da Terra. Para realizar o voo, por exemplo, as hélices do Ingenuity terão que rodar de cinco a dez vezes mais rápido do que a de um helicóptero aqui em nosso planeta.
Conheça
mais sobre essa incrível missão da NASA e a sua importância para a exploração espacial no artigo anterior sobre o Ingenuity aqui no site da Tecnoveste.