Acessa o Google, tem Android, uma conta no Gmail e ouve músicas no Youtube? Atenção, saiba que o Google coleta todas as suas informações a partir do uso dos serviços providos pela empresa. A multinacional computa quantos vídeos e quais você assistiu no Youtube, quais são seus maiores interesses e dúvidas de acordo com suas buscas no mecanismo de procura, com quem você troca emails no Gmail, dentre outras coisas para analiso-los e entender mais sobre você.
No entanto, debates sobre privacidade dos dados vem trazendo a tona certos limites que devem ser respeitados e existem algumas maneiras de driblar o massivo consumo de informações pessoais por empresas de internet. Isso é útil quando, ao longo do tempo, acessando dispositivos, aplicativos e websites, não nos damos conta e nem prestamos atenção aos termos em que estamos nos submetendo para obter um serviço.
Na internet é válida a máxima: se você não paga por um produto, talvez você seja o produto. No Google, a maioria das funcionalidades são gratuitas, mas tudo tem um preço: você. Um dos modelos de negócio da plataforma são seus anúncios, nos quais empresas pagam para aparecer nas buscas e páginas da web. Para que o cliente do Google, as empresas, tenha resultado, os anúncios precisam ser entregue para os usuários corretos, aqueles que realmente vão se interessar pelo produto. Esse é um dos motivos para que o Google te conheça: marketing dirigido.
Tenho certeza que você já reparou na quantidade de propagandas de um produto similar a uma de suas pesquisas já apareceu para você. Isso é possível porque a empresa rastreia sua navegação na web por meio de cookies. Algumas páginas ainda perguntam se o usuário permite o uso de cookies ao navegá-la, e você tem a escolha de permitir ou negar o acesso ao rastreio.
No Google, é possível controlar os anúncios, desativando a personalização destes e removendo algumas informações na qual a empresa utiliza para enviá-los. Os passos para a configuração são:
- Acesse sua Conta do Google.
- No painel de navegação à esquerda, clique em Dados e personalização.
- No painel Personalização de anúncios, clique em Ir para as configurações de anúncios.
- Por padrão, a personalização fica ativada, você pode desativa-la clicando no botão ao lado da informação.
O Google também permite que você desative o controle de atividades nos sites e aplicativos Google, histórico de localização e histórico do Youtube (clique aqui). Você também pode ver seu próprio histórico de acesso aos sites e lugares dos quais você passou que foram processados pela empresa além de baixar todos esses dados para sua máquina.
Pense bem, quantos serviços você já utilizou apenas inserindo seu endereço de email? Quantos dispositivos você já sincronizou utilizando o Google Agenda ou contatos? Fica praticamente impossível lembrar todos, não é mesmo?
Por isso, acesse a sua página da conta do Google e verifique todas as informações! Remova ou atualize aquelas que você acredita que violam a sua privacidade. Além disso, você pode limpar seu histórico de navegação e não permitir o uso de Cookies por qualquer website.
Estamos em uma Era na qual é praticamente impossível se manter ileso a invasão de privacidade por meio de serviços ‘gratuitos’. Já que não vamos fugir para o mato e precisamos nos conectar, que seja de maneira clara e transparente. Por isso, entenda quais informações estão sendo utilizadas e limite o acesso a elas.
Sobre a autora: Mariane Neiva é mestra em Ciência da Computação pelo ICMC-USP