Intel é uma das mais conhecidas marcas de processadores de renome no mundo da tecnologia, tendo disponíveis processadores de alta performance para todo o tipo de utilizações. Desde servidores à escala enterprise até aparelhos IoT, computadores portáteis, fixos, áreas de trabalho e mesmo dispositivos móveis.
A gama de oferta é avassaladora: A primeira categoria são os processadores Intel Core, especificamente desenvolvido para processar vídeo avançado e 3D, edição de fotografia, jogar videogames complexos e pesados e reproduzir vídeo em resolução 4K. De momento, o mais avançado dos 6 modelos é o Intel Core X-Series, o primeiro processador de 18 núcleos.
Na segunda categoria estão os Intel Xeon, mais direcionados para a computação em cloud e a eficiência no que toca a dados e produtividade. Destes, o mais avançado é o Intel Xeon Scalable, focado numa alta performance com grandes cargas de dados e inclui análise em tempo real e inteligência artificial. A estes seguem-se os Intel Xeon Phi, também focados nos dados mas mais propriamente em manter um bom equilíbrio software-hardware, para que tudo corra de modo suave.
Intel Atom é a categoria que se apresenta de seguida: um conjunto de processadores para dispositivos móveis, com o objetivo de uma performance otimizada, não descurando a duração da bateria, e tudo isto num processador de tamanho bem pequeno. A estes seguem-se os Intel Pentium Gold, pensados para os dispositivos 2 em 1, híbridos e portáteis, com um processador potente e versátil.
Para funções mais básicas existem também os processadores Intel Celeron, que suportam a navegação mais leve e vídeo HD, com uma performance sólida. Por último, existem os Intel Itanium e os Intel Quark; os primeiros pensado sobretudo para multitasking com uma gestão inteligente de energia, e os segundos pensados para os dispositivos IoT (Internet das coisas), são altamente eficientes enquanto microcontroladores e possibilitam conetividade, integração e compatibilidade de um modo flexível e com baixo consumo.
Assim, a vasta gama dos processadores Intel prova-se adaptável a qualquer tipo de mercado de dispositivos tecnológicos, possuindo soluções adequadas a todos os tipos de usuários.