Estamos diante de um marco tecnológico causado pela nova pandemia do coronavírus e isso impactará e muito as futuras profissões, bem como as características de um bom profissional.
É de se esperar que, de agora em diante, as novas profissões exigam cada vez mais as expertises tecnológicas, como o domínio do excel, word, técnica de gestão da qualidade, mediação e solução de conflitos, gestão financeira e artificial intelligence.
Além disso, as empresas têm buscado profissionais multidisciplinares, capazes de atender a múltiplas tarefas, dotados de inteligência emocional, gestão de pessoas e conflitos, tomada de decisões e com bons conhecimentos em fluxo de caixa e resiliência.
Significa dizer que, para o profissional garantir o sucesso e a estabilidade profissional, também chamada de empregabilidade, deverá possuir essas habilidades para se destacarem frente aos demais.
De acordo com o Via Carreira, site responsável por noticiar sobre grandes mudanças em termos corporativos e tecnológicos, o mesmo listou algumas das profissões mais buscadas até 2030. As profissões que tiveram mais destaque são as de Bioinformacionista, Coaching, Marketing Digital e Gestor da Qualidade de Vida.
Além dessas, existe uma forte tendência para o eixo tecnológico, o que engloba as profissões de TI, Desenvolvedores e Analistas, bem como áreas com ênfase em saúde e bem estar, como profissionais da saúde mental (psicólogos, psiquiatras).
Sobre a empregabilidade, merece destaque o aperfeiçoamento em técnica de liderança e coaching, além de gestão da emoção e qualidade de vida, eis que as novas profissões exigirão a conciliação entre trabalho e vida social.
O profissional que souber agregar ambas as áreas, terá sucesso, pois corpo e mente precisam trabalhar juntos, de modo que a saúde mental influencia na produtividade no trabalho.
O portal Administradores lista três grandes perguntas a serem feitas pelo profissional quando da busca por um destaque profissional: – Quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado ? Que diferenciais você possui, quando comparado a outros profissional com formação semelhante a sua ? Por que aquela empresa deveria me contratar ?
São perguntas bem instigantes, mas que, se respondidas com muita sinceridade revelam o quão importante é desenvolver um perfil profissional de sucesso, de modo a garantir a empregabilidade no mercado. Talvez seja hora de repensar seus valores, modelar um novo perfil profissional e encarar uma nova carreira de sucesso.
Um Comentário
Pingback: O que fazer depois do doutorado? | Tecnoveste