Noticiamos aqui, na forma de um post “quente”, na sexta-feira passada dia 20 de maio as 17 h, como estamos fazendo agora, que a Google estaria preparada pra lançar o seu telefone modular, o celular do Projeto ARA, ainda este ano. Pois é “josé”, acontece que já está sendo informado que não é bem assim.
Depois de alguns atrasos, parece que o smartphone modular, Projeto Ara tão apregoado do Google, está quase pronto para ser lançado. O dispositivo estava programado para ser disponibilizado entre março e junho para desenvolvedores, enquanto os consumidores só poderão ter em suas mãos só no próximo ano, em 2017.
De acordo com as novas informações, cerca de 30 pessoas dentro da Google já estão usando protótipos Ara como seus telefones principais. A empresa diz que agora tem “todos os principais componentes da plataforma”. A edição de desenvolvedor virá com uma tela de 5,3 polegadas.
Parceiros que já estão trabalhando em módulos para Ara incluem Panasonic, TDK, iHealth, a E Ink, Toshiba, Sony Pictures Home Entertainment, e Samsung. Haverá seis módulos na parte de trás, todos usando o mesmo conector, e todos podem ser conectados em qualquer lugar. Os módulos de ejecção serão totalmente controlados por software, ou seja, você pode até dizer algo como “OK Google, retire a câmera” e é isso que vai acontecer, a câmera será desconectada.
Uma coisa a ser percebida, no entanto, é que as partes “core” (principais) não serão moduláveis. Isto significa que provavelmente não poderemos trocar o chipset, bateria, ou o display, pelo menos não no primeiro Ara.
Agora só nos resta torcer para que a Google não faça mais nenhuma alteração nestas datas de lançamento. Vamos cruzar os dedos, pedir a todos os deuses… uffa!