Imagine você, usuário, poder escolher um enredo já pronto, dentre tantos, e participar, imergir nos fatos e no desenrolar de pequenas histórias disponibilizadas em uma plataforma móvel pra Android… é isso, e já é possível no Project Google Spotlights Stories, que numa tradução grotesca pode ser Histórias Focadas, mas que talvez o correto seja Projeto Google Histórias Interativas.
As Histórias em foco Google são uma nova forma de contar histórias criada especificamente para dispositivos móveis e RV. Nestas histórias interativas de 360 graus, o seu telemóvel torna-se uma janela para um mundo ao seu redor.
As histórias são construídas em um ambiente de animação 2D, 3D e vídeos esféricos em 360 graus, qualidade de cinema, áudio com tecnologia SoundSphere e técnicas de fusão de sensores, dando mais realidade às historinhas, que são desenvolvidas por engenheiros e cineastas já conhecidos e famosos de nossa vida real, utilizando-se de alta tecnologia móvel.
Só pra você ter uma ideia dos tipos de historinhas, tem uma que fala sobre um músico guitarrista e sua filha. Os dois viajam o país inteiro fazendo músicas. Tudo acontece dentro de um Chevy Citation 1983. Uma história de pessoas que se amam, das formas como se amam e em lugares que não têm nenhuma ligação emocional, em qualquer lugar.
Veja o vídeo do filminho:
O Diretor, Patrick Osborne, é diretor de animação e diretor de cinema americano que ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação por seu filme Feast de 2014.
A primeira história disponibilizada na plataforma se desenrola no meio da cidade de Los Angeles, em uma chuva de meteoros, provocando destruição, desolação e medo. Veja no filme abaixo uma demonstração desta historinha.
Obs: Uma Chinatown é uma região urbana que contém uma grande população de chineses dentro de uma sociedade não-chinesa.
E onde fica a interatividade? É quando você começa a decidir a quem seguir, pra onde olhar e a cada vez que você entra na história, a cada dia, cada vez que se faz algo diferente a história muda, mudam os resultados e o final. E o mais legal de tudo, se você tiver o Cardboard da Google também pode usá-lo e imergir nas historinhas.
Em breve, iremos suportar mais dispositivos Android e iOS.
No geral é composto por produções de altíssima qualidade visual, bem produzidas e com interatividade satisfatória, mas ainda peca pela compatibilidade a poucos gadgets. Ao entrar na loja é dado o aviso de compatibilidade ou não.
Visite a página do projeto, clique na imagem abaixo:
É isso, mais um canal de entretenimento diferente, novo formato, aproveitem bastante!