Em setembro de 2015, o Google lançou um projeto de tecnologia vestível chamado Projeto Jacquard, dentro da incubadora do Google, a ATAP – acrônimo em inglês para Grupo de Projetos e Tecnologias Avançadas. Utilizando-se de sistema de tecelagem de fios condutores, o projeto pretende incorporar interatividade às roupas por meio de comandos de toque e gestuais que serão captados pelo tecido e processados pelo hardware integrado às roupas.
Espera-se que sua aplicação se dê tanto em roupas como em móveis, de maneira que transforme todo tipo de produto que tenha tecido em um dispositivo interativo de tecnologias vestíveis. Aparentemente o primeiro projeto será o da calça jeans inteligente, que com a ajuda da tradicional Levi’s levará a marca à fronteira tecnológica das roupas inteligentes.
A diretora da incubadora Regina Duran disse que os projetos que coordena combinam tecnologias e ciências, que exigem pesquisas inovativas e almejam criar produtos comercializáveis a partir do zero em um prazo máximo de 2 anos. Dentre os projetos da ATAP estão Project Ara, Project Tango, Project Soli e Spotlight Stories.
Paul Dillinger, vice-presidente global de Inovação e design de produto da Levi’s, tem o papel de aliar a missão preconizada pelo fundador da empresa (Löb Strauß) ao conceito de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social a respeito do processo de produção das peças – relacionado tanto à origem dos material quanto da rede produtiva laboral.
A ideia do Project Jacquard é permitir que toques e gestos feitos no tecido possam ser percebidos pelos seus sensores e processados pelos aparelhos vestíveis, de maneira a criar uma nova interface de interação para o cidadão comum. Assim, tanto roupas quanto mobílias podem tornar-se inteligentes e fazer parte da vida das pessoas de maneiras ainda inexploradas.
Jacquard cria tecidos que combinam ligas metálicas finas com tecidos naturais e sintéticos como seda, cotton e poliéster, permitindo que, além de serem resistentes, essas combinações sejam boas tanto para aplicações industriais quanto para aplicações caseiras. O objetivo é criar superfícies sensíveis e estáveis para que a interação ocorra de maneira muito intuitiva.
Project Jacquard permitirá que designers e programadores criem tecidos conectados e sensíveis ao toque para os seus produtos.
A parceria entre a Levi’s e o Google é um passo importante para a evolução das tecnologias vestíveis, porque une dois pontos cruciais para sua aceitação, em larga escala. De um lado, está o Google – ou melhor, a Alphabet – com o expertise necessária para permitir a utilização eficiente dos recursos, humanos e financeiros, empregados. Do outro, uma das marcas de vestuário mais bem conceituadas no mercado do consumo de massas.
Há previsão para lançamento do primeiro produto dentro dos próximo 12 meses. Resta-nos esperar para que não somente a tecnologia, mas também o design das roupas e mobiliários caiam no agrado do público. Conheça o projeto em detalhes aqui.