Fornecer máscaras de tecido para comunidades indígenas da Bahia com o intuito de auxiliar no combate à Covid-19. Este é o objetivo da campanha “Povos indígenas da Bahia precisam de sua ajuda”, que consiste na arrecadação de recursos financeiros e materiais para confecção das máscaras de proteção facial. As máscaras serão, em sua maioria, produzidas pelas próprias comunidades indígenas.
De acordo com relatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo menos 1/3 das pessoas que autodeclaradas indígenas no Brasil estão em áreas de maior risco de infecção. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), até o último dia 25, em todo o país, haviam 67 povos atingidos, 1.256 indígenas infectados e 143 mortos pela COVID- 19.
Na Bahia, dados do boletim epidemiológico divulgado no dia 26 de maio pelo Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI/BA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, indicam que, entre os indígenas, já são 23 casos suspeitos, 9 confirmados e 1 óbito.
Diante da urgência em minimizar os impactos da pandemia nestas comunidades, surgiu a iniciativa da campanha “Povos indígenas da Bahia precisam de sua ajuda”, uma ação conjunta da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB/UFBA) , do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MuPOIBA), do Coletivo Delas Para Todxs, da Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência, do Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB) e Associação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).
A Kunhã Asé está responsável pela arrecadação dos recursos. O apoio logístico e técnico para compra de materiais e corte dos tecidos será fornecido pelo Delas Para Todxs. As máscaras estão sendo confeccionadas por mulheres Tupinambás, que foram capacitadas em corte e costura pelo ateliê Lull, e pelas mulheres Tuxá e Pataxó Hãhãhãe, capacitadas por outras iniciativas. O acompanhamento do feitio e a distribuição das máscaras nas diferentes comunidades será feita pela ANAI, pelo PINEB e pelo MuPOIBA.
Os interessados em contribuir com essa ação de apoio à proteção da saúde das comunidades indígenas da Bahia contra a Covid-19, podem realizar doações em dinheiro por meio do link vaka.me/1062056 ou de depósito no Banco do Brasil, conta poupança 42579-6, Agência 3702-8, variação 51, titular Luisa Maria Viegas Becerra Urtiaga. Também podem ser doados materiais como tecido 100% algodão, tubos de linha reta e elástico 7 mm. Para este tipo de doação os interessados devem entrar em contato com o endereço de e-mail kunhaase@gmail.com.