O que é?
O PuzzlePhone é um aparelho modular produzido pela Circular Devices, uma startup finlandeza. O design do dispositivo permite que as peças principais, que são módulos específicos, a serem montados e substituído pelo usuário de maneira fácil.
Quem está por trás?
Alejandro é a visão por trás do PuzzlePhone, um verdadeiro crente em sustentabilidade, e aquele que ousou enfrentar o “status quo” da indústria do smartphone. Antes de fundar a PuzzlePhone, trabalhou como gerente de produto em dispositivos de Internet móveis e produtos de áudio. Mas desde a infância foi fascinado por circuitos e firmware. Ele tem experiência no desenvolvimento de conceitos avançados de monitoramento de bebê, construiu um pequeno spa comercial, e está atualmente na fase de concepção de um dirigível não tripulado a hélio.
Quem produz?
PuzzleLab é um hub de fabricantes e inovadores que desejam desenvolver e produzir soluções móveis. PuzzleLab é titular do PuzzlePhone Open Standard que garante tanto o firmware quanto o hardware do produto, tornando-os totalmente compatíveis e intercambiáveis.
Obs: Firmware: é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.
Quais as peças deste quebra-cabeça?
As peças do quebra cabeça desta iniciativa de desenvolvimento de um celular modular são as seguinte:
Cérebro (1): contém componentes eletrônicos críticos: a CPU, GPU, RAM, memória e câmeras. Foi dimensionado para manter os principais módulos eletroeletrônicos e pode ser desenvolvido de acordo com qualquer finalidade específica. Essa parte é a parte mais importante porque comporta o processamento central.
Coluna (2): é como se fosse a coluna vertebral. É a estrutura, um módulo de alta resistência de visor LCD, que contém os botões principais, alto-falantes e um microfone. Esses elementos da coluna central estarão disponíveis em uma variedade de tamanhos e materiais.
Coração (3): esta parte contém a bateria e componentes eletrônicos secundários: ele será o facilitador da eletrônica secundária e características escolhidas pelo usuário, podendo escolher em uma variedade de módulos com funcionalidades diversas, podendo tornar o smartphone bastante específico.
Ao clicar na imagem abaixo você será levado ao site do PuzzlePhone.
A filosofia de design está enraizada em uma mistura de beleza, usabilidade e sustentabilidade. Com o design nórdico focado em formas sutis e funcionais, utilização otimizada em recursos e materiais disponíveis, produzindo smartphones com materiais eco-friendly (amigavelmente ecológicos) cuidadosamente selecionados, que combinam beleza com praticidade de longa duração.
PuzzlePhone é resultado de uma campanha de crowdfunding iniciada em dezembro de 2015. No entanto, o desenvolvimento de smartphones modular não pararam por aí. Representantes da Circular Devices, companhia finlandesa por trás da PuzzleLab, anunciou que estavam planejando desenvolver PuzzleLab em Oulu, na Finlândia. PuzzleLab apoiará indivíduos, startups e empresas estabelecidas em produzir seu próprio hardware móvel – módulos PuzzlePhone. Tal modelo de negócio irá fornecer acesso rápido, produto a preço de mercado e crescimento rápido de novas soluções móveis.
Oulu é um importante pólo de tecnologia na Finlândia com muitos profissionais talentosos e instalações relacionadas com hi-tech. Alguns consideram a cidade uma espécie de Vale do Silício finlandês, especialmente para o desenvolvimento de aparelhos e dispositivos móveis a partir de uma ideia para comercializar produtos prontos. O desenvolvimento e pesquisa do PuzzlePhone já envolve várias empresas de base de Oulu, que será a primeira cidade onde o telefone modular finlandês será testado. A implantação inicial do projeto piloto do PuzzlePhone terá lugar ainda este ano. A cidade de Oulu e sua administração serão as primeiras organizações a testar a PuzzlePhone em um ambiente corporativo e de governo.
Mesmo com a possibilidade de os celulares terem um fim, como os conhecemos hoje, ainda tem muitos projetos de modularização em andamento. Veja no vídeo abaixo uma demonstração do projeto.
E o valor do produto?
Ainda sendo uma estimativa, o custo mínimo será de U$ 333, que inclui um processador de oito núcleos. Esses dados foram de uma fonte não identificada, 3GB RAM, 16GB de memória, um display full HD de 5 polegadas, câmera da frente de 5 megapixels e a traseira de 12 megapixels e armazenamento de 32GB. Caso tenha disponibilidade de US $ 777 pode pensar em um modelo de funcionamento limitado que tem uma tonalidade cobre e 64GB de armazenamento a bordo.
É isso aí…. Fico imaginando quando todos esses projetos de celulares modulados saírem das suas encubadoras.