Empreender no Brasil não é uma tarefa simples. A alta carga tributária e as burocracias administrativas desanimam muitas pessoas que pretendem iniciar o próprio negócio. Ocorre que, antes de mergulhar na atividade empreendedora, deve-se saber quais são e como estimular os 5P’s que cada empreendedor precisa possuir, como requisitos básicos ao iniciar as atividades no mercado.
Primeiramente, o empreendedor precisa ter uma ideia inovadora. Inovar significa criar, identificar e explorar novos negócios e também de reinventar aqueles que já estão em funcionamento na sociedade. Todo empreendimento nasce com um propósito, seja ele social, financeiro ou ambos. Por isso, a inovação precisa estar diretamente relacionada ao impacto que se pretende causar, seja melhorando algo, criando algo para resolver um problema ou atender à uma necessidade.
Após este primeiro momento, o empreendedor precisa responder às seguintes perguntas básicas que o direcionarão ao implemento da atividade:
Quais produtos e serviços utilizar com soluções que agregam a vida dos cidadãos?
Quais são os problemas do momento? Eles são diferentes do passado? Como serão no futuro?
Feitas essas perguntas, o empreendedor precisa, ainda, possuir um perfil multidisciplinar de saberes, envolvendo vária experiências. A seguir, os 5 P’s que ele precisa conquistar ao abrir o próprio negócio:
P – Paixão: Trata-se da dedicação, objeto de desejo do empreendedor. Aqui é o momento em que nasce dentro do coração do empreendedor, o desejo de criar, inovar e transformar a sociedade;
P – Propósito: Trata-se da motivação para empreender. Quais as razões de existir do negócio e porque ele deve ser implementado;
P – Pessoas: Trata-se da união de esforços entre sócios, fornecedores, funcionários e parceiros que levarão o projeto adiante;
P – Prática: Trata-se do saber fazer, da criação, organização e condução. Neste momento, é testado o produto e/ou serviço, avaliando pontos positivos e pontos a melhorar;
P – Produto: Trata-se do produto final, de fato. Ele pode ser tangível ou intangível. Aqui, é o final dos 4P’s anteriores, onde o produto é criado, testado, aprovado e colocado no mercado.
Portanto, o empreendedor precisa ter em mente que a ideia de negócio é fundamental, mas não é o único ponto essencial. Avaliar as oportunidades de mercado, recursos financeiros e recursos pessoais devem ser ponderados antes de iniciar o empreendimento. Existem, no mercado, vários materiais que auxiliam o empreendedor, alguns livros e filmes que os ajudam a lapidar a ideia, assim como diversas mentorias e técnicas que estimulam o pensamento criativo e a resiliência. Empreender requer o primeiro passo, após, os resultados dependem única e exclusivamente da dedicação, propósito e os 5 P’s são de suma importância para manter a atividade e gerar resultados.