Quem é você nas redes sociais?
Fui convidada recentemente para ser uma das colunistas da revista Tecnoveste e fiquei em um misto de alegria e satisfação. O convite veio porque a revista reconhece o conteúdo que publico em meus perfis no Instagram profissional e pessoal, meu site e em meu canal no Youtube.
Aceitei o desafio eufórica com a promessa de compromisso que fiz para a Tecnoveste, mas acima de tudo a mim mesma de, enquanto cientista, produzir conteúdo de qualidade para as gerações que compõem a nossa sociedade. Mas ok, passada a euforia inicial, o primeiro desafio me veio forte como uma rajada de ar quente característica das manhãs dessa primavera travestida de verão: o que escrever em meu perfil?
Quantas vezes você já se deparou com a dúvida existencial de tentar se descrever nas redes sociais? Já observou que em todos os cantos essa pergunta reverbera? Ela vem no Facebook (tanto em perfis pessoais quanto nas páginas), vem no Youtube, vem no Instagram, no Twitter, em rodas de conversas características de mesas de bar e nas baladas, entrevistas de emprego…enfim, ela nos nocauteia o tempo todo. E você precisa se vê encurralado em ter que se definir em meia dúzia de caracteres ou, em muitos casos, até menos do que isso. É preciso ser objetivo e ao mesmo tempo interessante, (cá entre nós, uma cobrança deveras feroz) uma vez que as pessoas gostam de gastar o seu tempo lendo coisas com as quais se identificam.
Tirando a discussão sobre as concepções Psicológicas e Filosóficas a cerca da definição de indivíduo de lado, em minha opinião, se definir é uma tarefa extremamente complexa. Acredito que o primeiro passo desta reflexão tem que ser uma forte submersão sobre aquilo que você gosta de fazer, sobre aquilo que te deixa confortável, sobre aquilo que te cerca. Sabe o diga-me com quem andas que te direi quem és? Então… uma hora ainda disserto sobre isso por aqui. Se você precisar dar uma definição mais profissional então…nossa! Tudo fica ainda mais complexo e é preciso fazer um estudo sobre nichos extremamente detalhado.
Enfim, em meio a um tumulto interno que eu mesma causei na minha mente turbulenta, cheguei à seguinte conclusão: olá querido leitor da Tecnoveste! Meu nome é Jaqueline Silva. Sou professora universitária, pesquisadora, filha obediente, mãe de uma “doguinha” charmosa, viajante e contadora de piadas duvidosas nas horas vagas. E vai ser um prazer enorme interagir por aqui com vocês durante as quinta-feiras.
E você? Como se define nas redes sociais? Me fala um pouquinho sobre você nos comentários e sobre o que você gostaria que eu escrevesse por aqui.
Prometo que vou ler tudo e responder com muito carinho.