Prestes a inaugurar sua primeira loja no Brasil, no shopping de luxo Cidade Jardim, em São Paulo, Ralph Lauren afirmou que sua marca não é referência apenas em camisetas e camisas polo. Há algum tempo a empresa tem se preocupado de levar às ruas o que apresenta nas passarelas. Nem sua fortuna pessoal de mais de US$ 7 bilhões, nem sua presença no nº 193 lugar da lista de bilionários da Forbes o fez deixar de pensar no futuro.
Aos 75 anos de idade, o empresário está a frente desde a década de 1960 à frente de uma das empresas de maior prestígio do ramo de vestuário, e acredita que acompanhar as tendências de mercado e as inovações tecnológicas faz parte do manutenção da qualidade e do prestígio da marca. Em entrevista a Folha ele revelou alguns dos seus pensamentos sobre a marca:
“Nosso trabalho, hoje, é procurar novos tipos de cliente para um projeto de longo prazo. O consumidor, hoje, está mais receptivo à novidade, itens que sejam atemporais. Nisso, somos fortes.”
Em se tratando de tecnologia de ponta, não há nada mais em voga do que as tecnologias vestíveis. Marcas tradicionais como Swatch, Epson e Garmin já começaram a criar utilizando esse novo conceito e pensando nos novos consumidores. E é por aí, também, que começa a nova venture da Ralph Lauren.
A proliferação recente de smartwatches e de smartbands é resultado de uma preocupação crescente das pessoas com a saúde e em busca de mais qualidade de vida. Esses aparelhos, grosso modo, são fitness trackers e executam atividades comuns, mas utilizando meios tradicionais de input. O que a RL se propõe a partir deste ano é oferecer ao seu público exigente uma camisa polo capaz de registrar atividades físicas e entregar relatórios ao usuário.
A ideia é que você não precise carregar mais um aparelho simplesmente para te acompanhar em suas atividades físicas. Feita com material próprio para o esporte e tecnologia que permite esconder a tecnologia em finas faixas de tecido, o usuário além de utilizar uma camiseta com design com a qualidade Ralph Lauren, poderá manter controle total da sua frequencia cardiaca, espiração e movimento – entre outros.
Os sensores ficam alojados em um bolso de cerca de 8 cm² que fica à altura da costela de quem a veste. Ainda em fase de desenvolvimento, a empresa promete que, nas próximas versões, fará a tecnologia ficar ainda mais imperceptível. A expectativa é que nos próximos anos a empresa adicione mais tecnologia a outros produtos da marca como camisas sociais, bolsas e acessório.